Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 247 número de mortos no sismo em Itália

25 ago, 2016 - 06:01

No terreno estão mais de quatro mil pessoas para acudir as populações. A última réplica foi registada esta madrugada.

A+ / A-
Há pelo menos 247 mortos. Mais de 4 mil homens no terreno procuram sobreviventes
Há pelo menos 247 mortos. Mais de 4 mil homens no terreno procuram sobreviventes

Veja também:


O mais recente balanço da Protecção Civil de Itália eleva para 247 o número de mortos na sequência do terramoto de quarta-feira, de magnitude 6,2 na escala de Richter. O número foi mais tarde revisto em baixa para 241 mortos.

O sismo devastou várias localidades no centro do país e fez 190 mortos na região de Lácio e 57 na de Marcas. O número de feridos vai em mais de 300 e há muitas pessoas que continuam desaparecidas.

Por isso, as atenções estão agora voltadas para o resgate dos que ainda poderão estar nos escombros, afirmou esta quarta-feira de manhã a porta-voz dos bombeiros, Luca Cari, em entrevista à RAI.

“Todas as equipas estão a trabalhar, não só aqui em Amatrice, como noutras zonas – Pescara del Tronto e noutros pontos habitacionais, como Accumoli e Arquata. Já terminámos a fase de socorro e estamos na fase de assistência à população”, afirmou.

“Somos, nesta altura, 880 homens que vieram de toda a Itália e estão a chegar mais homens e meios para o terreno”, disse também, sublinhando que espera “encontrar mais pessoas vivas. É esse, sobretudo, o nosso objectivo, a nossa prioridade”.

No total, entre bombeiros, equipas especializadas e elementos da Protecção Civil, estão quatro mil pessoas a ajudar nas operações de busca, salvamento e apoio. Todos numa luta contra o tempo.

Para os sobreviventes, a noite foi passada ao relento ou nos abrigos disponibilizados pelas autoridades, sem grande descanso.

O terramoto de quarta-feira teve epicentro a dez quilómetros de profundidade, a sudeste de Norcia – cidade da província de Perugia (Umbria) e perto de uma centena de réplicas. A mais recente, de magnitude 4,7 foi registada esta quinta-feira de madrugada.

O sismo figura já como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, fazendo lembrar o que, em 2009, abalou Aquila.

Face ao grau de devastação, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, decretou o estado de emergência. Para as cidades afectadas, foi mobilizado o Exército.

[notícia actualizada às 16h12 - número de mortos revisto em baixa para 241]

Amatrice. Sismo arrasa cidade histórica
Amatrice. Sismo arrasa cidade histórica
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    25 ago, 2016 Coimbra 15:34
    E ainda a procissão não saiu da porta da igreja. 247 o nº. de mortos até agora. Sabendo qual era a população local, procurando os que estão vivos, não é difícil de calcular quantos possíveis mortos há. Pelo aparato da destruição e às horas que foi, cheira-me que deve ser cá uma farturinha de ... Que o Criador os tenha levado ou leve o mais rápido possível, porque pelo andar do comboio, nunca mais chega ao fim de linha para os que ainda possa por lá estar vivos e em sofrimento. Eu acho é uma certa graça, é a estes que vivem da PROTECÇÃO CIVIL em toda a EUROPA e falando aqui do QUINTAL, andam com espetáculos constantemente a mostrar as sua habilidades e os seus meios de socorro e quando chega a hora de por tudo em prática , olhem , é o que se vê! EU POR MIM, GOSTO DE TEATRO, MAS NOS PALCOS DAS CASAS DE ESPECTACULOS. Quem faz parte destas instituições e que comem delas, quando as trombetas acabam de tocar, já deviam estar a caminho de salvar alguém e não estarem à espera de senhores bem vestidinhos para fazer os seus discursos da treta e as lamúrias e também caganças do costume, como que procurando uns votosinhos numas próximas eleições. Li à pouco noticia que diz que em 2052 (se não me engano) há mais 3 mil milhões de pessoas no planeta ! Eu já cá não estou e ainda bem, nem pó serei, mas que por essa altura, até vai valer o canibalismo ! O mais engraçado, é que o CAPITALISMO quer que o ZÉ faça mais filhos !!!!!! EU DEVO ESTAR TODO ESTRAGADO .

Destaques V+