Tempo
|
A+ / A-

PGR quer iraquianos a responder a suspeitas de tentativa de homicídio

24 ago, 2016 - 19:38

Procuradoria quer levantamento da imunidade diplomática e ouvir os dois suspeitos de agressão de um jovem de Ponte de Sor.

A+ / A-

Veja também:


A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende que os dois suspeitos de agressão a um jovem em Ponte de Sor sejam interrogados e respondam como arguidos. “Em causa estão factos susceptíveis de integrarem o crime de homicídio na forma tentada”, lê-se no comunicado da PGR.

Como os dois suspeitos, menores, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, têm imunidade diplomática, a PGR pede ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que tome medidas no sentido de saber “se o Estado Iraquiano pretende renunciar expressamente a imunidade diplomática”.

“A investigação prossegue os seus termos desenvolvendo‐se as demais diligências consideradas adequadas”, acrescenta o comunicado.

O Ministério português dos Negócios Estrangeiros (MNE) já respondeu à Procuradoria.

Em comunicado, o MNE garante que vai transmitir esta quinta-feira ao Encarregado de Negócios do Iraque o pedido de levantamento da imunidade dos filhos do embaixador, depois de o Ministério Público o ter solicitado.

"Foi já convocado o Encarregado de Negócios do Iraque para uma reunião amanhã [quinta-feira] no Ministério dos Negócios Estrangeiros, durante a qual será transmitido o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque para os efeitos descritos na Nota para a Comunicação Social acabada de circular pelo Gabinete da Procuradora-Geral da República", refere em nota à imprensa.

O jovem de 15 anos, agredido na madrugada de 17 de Agosto, continua internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com vários ferimentos provocados por agressão.

[Actualizado às 20h18 com a resposta do MNE]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    25 ago, 2016 Coimbra 19:37
    Dado que já não se fala em fogos , ainda se fala qualquer coisa cá nesta rapaziada, embora já haja tema sobre a DESGRAÇA EM ITÁLIA., embora a rapaziada dê mais efeito para a distração do ZÉ! Estes dois rapazes iraquianos, já prestaram as suas declarações à ( justiça ) MALTA CÁ DA QUINTA. Portanto, apresentaram a sua versão dos factos, onde se consideram vitimas e mais não fizeram que se defenderem ou vingar da afronta sofrida. Sendo como eles dizem, eu no lugar deles, possivelmente fazia o mesmo. Agora o que eu acho muito estranho, é que haja mais uns seis envolvidos na pancadaria lá na TASCA e não há um, um só que seja, pelo menos eu ainda não vi, que dê a cara, tal como o fizeram os iraquianos e uma única vez vi um vulto numa televisão, com voz distorcida a dizer certas coisas com muita insegurança. Porque não deu o rosto? Se é pessoa com problemas policiais, nem quer dizer que deva ser covarde. " Todos " desconfiamos que há por aqui estórias mal contadas! Uma coisa eu garanto: Nenhum deles é gente de bem, porque gente de bem aquela hora, estariam na cama para ir no dia seguinte trabalhar. MOINANTES, é o vocábulo que eu atribuo a todos eles e com pais que não prestam e ponto final. AGORA CRIAR PROBLEMAS ENTRE DOIS PAÍSES POR CULPA DE VADIOS !!!!!! VALHA-NOS um pouco mais de TINO. Eu quero que se lixam os iraquianos e de igual modo os portugueses, porque nenhum deles cá faz falta e ANDA POR AI TANTOS QUE NUNCA DEVIAM TER NASCIDO !
  • Alberto Sousa
    25 ago, 2016 MONTIJO 15:15
    Não é a imunidade diplomática, que abranje as familias dos diplomatas, que está errada, o que está errado, é a utilização dessa imunidade, para se perpetrar os crimes a que assistimos, e que serve de escudo a malfeitores. O mundo mudou, e a consciencia de honestidade e rectidão, foi completamente trucidada, para ser substituida pela lei do mais forte. Mudam as leis constantemente ao sabor dos apetites, desta corja. Porquê, não mudar esta também? Que como assistimos, tambem serve para, fazer da justiça "gato sapato",
  • Fields
    25 ago, 2016 Lx 15:09
    Mais uma foi respeitado pela justiça o timing da agenda da comunicação social... primeiro dá-se espaço para todo o tipo de especulações e paineleirismos, depois, quando a coisa já não rende refresca-se com suspeitas oficiais ou não de crimes que a partida todos sabem que vão cair em julgamento, isto se houver julgamento... Entretanto o jovem continua em recuperação com os abutres a pairarem sobre ele à espera de o caçarem a jeito para encher mais umas quantas paginas de jornais, porque interesse na recuperação do jovem não existe nenhum, aliás, tenho cá para mim que alguns desses abutres até preferiam que o jovem sofresse uma fatalidade, tudo em nome do "dever de informar" que, trocado por miudos, não passa de shar€.
  • Joao Lopes
    25 ago, 2016 Luxembourg 07:34
    Que a Justica seja feita e logo de imediato expulcao, já temos criminosos demasiado em Portugal.
  • JMC
    25 ago, 2016 EUA/USA 04:20
    Sr. ou Sra.Santos: Esses "meninos" mal falam o inglês (com um sotaque forte do Médio Oriente); duvido que a sua cidadania seja legítima. Ainda por cima, nós aqui nos EUA estamos fartos dos vários vigaristas daquela parte do mundo. Acredite em mim, nós americanos estamos do lado de Portugal nesta situação e no lado do MIster Ruben. Canalhas, esses "meninos" que parecem muito mais velhos do que 17 anos de idade.
  • Santos
    24 ago, 2016 l 23:27
    É só garganta. Quando souberem que os "meninos" também têm nacionalidade americana metem logo o rabo entre as pernas.
  • Carlos Costa
    24 ago, 2016 Santarem 20:48
    Assim sendo,a PGR está a fazer o seu trabalho.Ao contrário,que se saiba.o MNE ainda não mexeu uma palha!!!

Destaques V+