Tempo
|
A+ / A-

CDS quer Governo no parlamento a 8 de Setembro para explicar recapitalização da Caixa

24 ago, 2016 - 17:38

Centristas querem saber que impacto o valor da recapitalização vai ter sobre a dívida pública portuguesa.

A+ / A-

O CDS-PP defendeu esta quarta-feira que o Governo deve dar explicações aos portugueses sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e vai chamar o ministro das Finanças à comissão permanente do parlamento de 8 de Setembro.

"Agora que há um acordo com a Comissão Europeia é fundamental que o Governo venha dar uma explicação aos portugueses sobre o que é que vai acontecer no plano da Caixa Geral de Depósitos", disse aos jornalistas o deputado Pedro Mota Soares, na Assembleia da República.

Na opinião do centrista, são precisas "explicações sobre o que é que este acordo contém" questionando, por exemplo, se vai haver redução de balcões, de funcionários ou se vai ser vendida uma parte do negócio do banco público.

"O Governo já acordou com Bruxelas, mas ainda não disse em Portugal o que é que acordou. Deve ser o ministro das Finanças a vir ao parlamento explicar o que é vai acontecer na Caixa Geral", referiu.

Para Mota Soares, o Governo liderado pelo socialista António Costa fez da "gestão de todo o processo da CGD uma enorme trapalhada", uma vez que "começou por anunciar que ia aumentar os salários dos novos gestores da Caixa ao mesmo tempo que admitia reduzir pessoal e até mesmo despedimentos".

"Continuou anunciando que queria aumentar o número de administradores da Caixa e com o Banco Central Europeu - o que é sempre penoso - a contrariar o Governo a atitude foi de uma enorme arrogância, dizendo que mudariam a lei só para acomodar esses mesmos nomes", criticou.

Na opinião do antigo ministro do CDS-PP, "foi preciso a opinião pública, o parlamento e até a intervenção do Presidente da República para obrigar o Governo a recuar e tentar dar algum bom senso a uma arrogância muito grande que o Governo tem vindo a demonstrar neste processo".

Os centristas querem ainda saber qual é o impacto que o valor da recapitalização vai ter sobre a dívida pública portuguesa.

"Não deixa de ser muito curioso que é um Governo do PS, com o apoio do PCP e do BE, que admite uma injecção de capital privado na própria CGD e também queremos perceber como é que isso vai acontecer", referiu ainda.

Pedro Mota Soares considerou ainda que "não faz sentido, numa altura em que se estão a pedir tantos sacrifícios aos portugueses e aos funcionários da CGD" que se aumente o vencimento dos novos administradores do banco público.

"É muito importante corrigir essa total falta de senso do Governo, esse contraste que o Governo está a propor para a CGD", enfatizou. O centrista recordou que o partido "sempre foi contrário a qualquer privatização da CGD".

O Ministério das Finanças indicou que o acordo que estabeleceu com a Comissão Europeia para recapitalização da CGD "assenta num plano de negócio que garante a competitividade" do banco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eugénio Rodrigues
    25 ago, 2016 Chamusca 10:57
    Que tal perguntarem à Marilu porque empurrou este problema com a barriga. SaÍda LIMPA!!! Diziam eles...
  • Rodrigues
    24 ago, 2016 Lx 20:53
    Que o CDS não tinha um pingo de vergonha na cara já se sabia mas esta é demais. Deram cabo da Caixa para privatizarem a coisa sem levantarem ondas e agora querem o quê mesmo? Que safadez brutal.
  • Pedro Rodrigues
    24 ago, 2016 Nazaré 20:05
    O CDS devia era ter vergonha na cara porque quando foi governo foi o pai deste monstro. Tanto quiseram dar cabo do banco para depois privatizar a CGD que deu nisto. Mais um crime da PÁFia a juntar ao BANIF e ao BES. Ganhem vergonha na cara!
  • isidoro foito
    24 ago, 2016 elvas 18:32
    mas o CDS quer o quê? mas esses senhores ainda piam heheheeh, nas próximas eleições que devem ser la para o fim do ano já não vao ter voto na matéria e nunca mais serão governo em Portugal , os portugueses não querem gente hipócrita , o que está o dr rui rio á espera para avançar para secretario geral do PSD e colocar o passos coelho no lugar dele , no olho da rua, os portugueses querem um governo de bloco central mas sem esse mentiroso compulsivo á frente do partido

Destaques V+