Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seis feridos sem gravidade no fogo de Abrantes e Sardoal

24 ago, 2016 - 09:19

Há registo de quatro frentes activas. Mais de 600 operacionais estão a ser apoiados por seis aviões.

A+ / A-

Seis pessoas, quatro bombeiros e dois civis, ficaram feridos sem gravidade durante o incêndio que lavra desde a tarde de terça-feira nos concelhos de Abrantes e do Sardoal, Santarém.

O comandante Jorge Costa, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, disse à agência Lusa que, durante a madrugada, já sem habitações em perigo, os meios se concentraram na área florestal, tendo alguns dos sectores cedido, mantendo-se contudo o fogo activo em outros sectores.

No terreno estão 690 operacionais e 217 viaturas, tendo sido accionados seis meios aéreos, com dois helicópteros a auxiliarem no combate logo pela manhã, estando os restantes, que incluem aviões pesados, a caminho.

Jorge Costa adiantou que dois dos bombeiros chegaram a ser transportados para uma unidade de saúde, não inspirando contudo cuidados, tendo os restantes feridos sido assistidos no local.

Também contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel de Jesus, afirmou que, debelada uma das frentes do fogo durante o início da madrugada, se mantêm três frentes activas, com menor intensidade, tendo a situação “melhorado bastante” nas últimas horas.

Durante a noite arderam duas habitações, uma em Carvalhal, no concelho de Abrantes, e outra em São Simão, no concelho de Sardoal, aldeia que foi evacuada, tendo os cerca de 50 habitantes pernoitado no quartel dos bombeiros, disse à Lusa o presidente do município, Miguel Borges.

Além destas habitações, o fogo, que se iniciou às 15h51 de terça-feira em Sentieiras, na freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, alastrando depois ao concelho vizinho do Sardoal, destruiu alguns barracões e arrumos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    24 ago, 2016 Lisboa 16:50
    A NORTE PRECISA-SE : limpeza, acabar com o desleixo, e pagarem pesadas multas
  • José Saraiva
    24 ago, 2016 Viseu 11:34
    com o NORTE praticamente queimado (excepto a área ardida no ano passado que será pasto para a próxima "época")...há que procurar outras áreas para queimar , á SUL....o negócio continua....NÃO HÁ VERGONHA!

Destaques V+