Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia lança operação contra o Estado Islâmico na Síria

24 ago, 2016 - 09:03

Autoridades evacuaram a cidade de Karkamis e outras seis localidades fronteiriças por precaução.

A+ / A-

Os militares turcos, apoiados pela coligação liderada pelos Estados Unidos, têm em curso uma ofensiva contra posições do grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

“A Turquia espera eliminar rapidamente a ameaça jihadista da cidade de Jarablus”, disse o ministro da Administração Interna Interior.

O governante Efkan Ala disse à Agência Anadolu que as autoridades evacuaram a cidade de Karkamis e outras seis localidades fronteiriças por precaução.

A operação teve início esta quarta-feira de manhã e conta com artilharia, caças e elementos das forças especiais.

O ministro frisou ainda que a Turquia não vai permitir que grupos extremistas – como o Estado Islâmico e outras organizações - ameacem o país.

Cerca de 60 obuses atingiram quatro posições dos jihadistas em Jarablos, segundo o mesmo canal de televisão.

Os bombardeamentos têm lugar numa altura em que centenas de rebeldes sírios apoiados por Ancara preparam do lado turco da fronteira uma ofensiva para tomar Jarablos, de acordo com fontes rebeldes e a organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Na noite de segunda-feira, a artilharia turca tinha já bombardeado posições do PYD (Partido da União Democrática - a principal milícia curda na Síria) e o Estado Islâmico no norte da Síria, segundo a imprensa local.

O governo de Ancara acusa o PYD de organizar ataques em território turco em colaboração com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento dos rebeldes separatistas curdos que Ancara qualifica como uma organização terrorista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+