Tempo
|
A+ / A-

Em actualização

Sismo em Itália causa "cenário de devastação". Há 38 mortos confirmados

24 ago, 2016 - 06:10

Abalo de 6,2 no centro do país foi também sentido em Roma. Há prédios desmoronados e pessoas presas nos escombros.

A+ / A-
Sismo em Itália. Há dezenas de mortos e inúmeras pessoas debaixo dos escombros
Sismo em Itália. Há dezenas de mortos e inúmeras pessoas debaixo dos escombros

Veja também:


Um forte sismo abalou, esta quarta-feira de madrugada, o centro de Itália. O número de vítimas está em constante actualização, mas será elevado. O último balanço é da Protecção Civil italiana e dá conta de 38 mortos. O número de feridos está em mais de 100, mas também está sempre a subir.

O abalo teve uma magnitude de 6,2 na escala de Richter e sacudiu o centro de Itália, nomeadamente Norcia (comuna italiana da região da Úmbria, província de Perugia), obrigando as pessoas a fugir para a rua, onde passaram o resto da noite.

As cidades mais afectadas são Accumoli, Amatrice, Posta e Arquata del Tronto, nas regiões de Umbria, Lazio e Marche. O cenário é descrito como devastador pelos autarcas.

"Agora que a luz do dia começa a aparecer, vemos que o cenário é ainda mais medonho do que o que temíamos. Vários edifícios caíram, há pessoas presas debaixo dos escombros e não há sinais de vida", descreve o presidente da Câmara de Acccumoli, Stefano Petrucci.

O autarca já tinha afirmado à televisão pública italiana que, além do corpo encontrado naquela localidade, havia uma família de quatro elementos, incluindo duas crianças, debaixo dos escombros de um edifício que ruiu. "É um desastre", concluiu.

Sobrevivente em Amatrice. "É só jovens aqui, é o período de férias."
Sobrevivente em Amatrice. "É só jovens aqui, é o período de férias."

O presidente da Câmara de Amatrice, na província de Rieti, região de Lácio, diz que "metade da cidade desapareceu" na sequência do tremor de terra. A prioridade e agora, salvar o maior número de vidas possível. O Conselho Nacional Geológico italiano apela à doação de sangue de qualquer grupo. Segundo a Reuters, o hospital da cidade foi seriamente atingido.

As autoridades pedem também que a população restrinja o uso do telefone ao máximo, de modo a deixar as linhas desimpedidas, e que desbloqueiem as redes wi-fi, de modo a tornar as comunicações na Internet mais velozes.

As primeiras mortes confirmadas foram um casal de idosos, cuja casa, em Pescara del Tronto, na região das Marcas, colapsou, segundo os meios de comunicação social italianos, incluindo a emissora pública Rai, que cita os "carabinieri".

Ainda assim, o sismo não afectou grandes zonas populacionais.

O terramoto ocorreu às 3h36 (2h36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, e teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a actividade sísmica mundial.

Seguiram-se diversas réplicas, de 5,5 e 4,6 e 4,3 graus de intensidade, perto de Amatrice e de Norcia. O maior abalo de magnitude 6, foi sentido em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância. O instituto italiano que monitoriza os sismos diz que foram registados 60 réplicas nas quatro horas seguintes ao primeiro abalo.

O sismo desta quarta-feira trouxe recordações dolorosas. Em 2009, um violentoterramoto atingiu a cidade italiana de Aquila e causou 309 mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    25 ago, 2016 Palmela 10:20
    7anos depois e dá-se a mesma tragédia! ' Meu Deus! Tende Piedade de nós! se merecemos castigo, não somos todos, naturalmente... e morrer deste modo aflitivo!... Perdoa meu Deus!' ' Santa Mãe de Jesus, rogai por nós... socorre, aqueles que estão aflitos, neste momento! Aprendam a falar com Deus! é preciso... para que Ele nos livre de situações difíceis... Deus é força, só conhece aqueles, que O chamam! porque o mundo, tem muita gente! gente que presta, gente que não presta! E como dizia Jesus: "Eu sou o Bom Pastor! Eu guardo as minhas ovelhas! Eu conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me!" Ele é o Bom Pastor e nós, somos as suas ovelhas!!! Quando uma ovelha se perde dum rebanho enorme, o pastor não dá por falta! mas se a ouvir lá ao longe, a chamá-lo, ele corre à procura dela... assim somos, também! por isso, Jesus deixou-nos este exemplo! Um bom pastor, não deixa as suas ovelhas, à mercê do lobo!
  • Margarida Ferreira
    24 ago, 2016 Mértola 15:55
    Que grande tragédia , não tenho palavras para expressar tudo o que sinto por todas as pessoas que ficaram debaixo das casas, par todas as pessoas que faleceram , os meus sentimentos as todas as famílias que perderam suas famílias . Peço muito ao Senhor meu Deus que ajude todas essas pessoas que estão a passar por tudo isso , e que consigam suportar tudo o que teem pela frente. Margarida Ferreira
  • j.miguel barbosa
    24 ago, 2016 braga 08:17
    O primeiro abalo teve epicentro em Roma e uma magniitude de 0.3

Destaques V+