Tempo
|
A+ / A-

​Bruxelas aprova recapitalização da Caixa até 4,6 mil milhões

24 ago, 2016 - 00:40

Notícia é avançada pelo jornal "Público".Injecção de capital no banco estatal poderá ser feita em três parcelas.

A+ / A-

A Comissão Europeia aprovou a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) até um limite máximo de 4,6 mil milhões de euros, avança o “Público”.

A operação foi autorizada esta terça-feira pela comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, na sequência de negociações directas com o ministro das Finanças, Mário Centeno, revela o jornal.

De acordo com o entendimento alcançado entre o Governo e Bruxelas, a recapitalização da Caixa poderá ir até 4,6 mil milhões de euros e será realizada através de três formas diferentes.

O Estado pode injectar directamente 2,7 mil milhões de euros e aplicar outros 900 milhões provenientes dos “cocos”, ou seja, o dinheiro investido na banca durante a intervenção da “troika”.

A Comissão Europeia autoriza ainda o Governo português a lançar uma operação de venda de obrigações da própria Caixa, até um máximo de mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o xuxialismo!
    24 ago, 2016 Santarém 16:55
    Uma cifra muito bonita para um Banco estatal e que pelos vistos bate o record a todos os outros nesta matéria, acrescentando a isto o elevado numero de administradores nomeados e os meses perdidos para tal com os prejuízos inerentes a toda esta comédia politica estamos perante uma situação de que o governo e seu suporte têm razões de sobejo para se orgulharem do desfalque feito ao país.
  • jeremias vaz
    24 ago, 2016 viseu 11:51
    Onde se vai parar com valores astronómicos de recapitalizações, pagamentos indemnizatórios, BPN, BES, Banif e BPP, só em Portugal, onde reina a impunidade, e, o povo que menos recebe em relação á UE, paga tudo, quando é que o povo abre os olhos, assim seremos mesmo obrigados a sair do UE-€.
  • paulo
    24 ago, 2016 vfxira 10:54
    Nos comentários lidos,mostra o que o "povo contribuinte" pensa deste sistema bancário.....todos os administradores deveriam ser julgados por má gestão,e por crimes de lesar Portugal em milhares de milhões,mas......aqui nada acontece,o crime compensa e bem.
  • Jorge
    24 ago, 2016 Coimbra 10:11
    Mais 4,6 mil milhões de euros dos bolsos dos contribuintes que vão parar à banca! Uma vergonha!!!! Pais miserável, este!
  • Dr Xico
    24 ago, 2016 Lisboa 09:46
    Como se deixa chegar um banco a um prejuízo destes, não pode ser só incompetência, tem de haver também dolo, vigarices, favores, tachos e enterrar dinheiro em empresas publicas que só servem de pouso para os sindicalistas da CGTP. só por isso os PCP/BE/PS acham normal roubar os contribuintes para enterrar na CGD. AFINAL VOLTAMOS AO MESMO, PAGAR FAVORES E METER BOYS... batemos no fundo
  • Romeu
    24 ago, 2016 lx 09:44
    Xiça! O que fizeram ao nosso dinheiro?

Destaques V+