Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Menos um adversário para Guterres na corrida a secretário-geral da ONU

23 ago, 2016 - 21:48

Montenegrino Igor Luksic retira a sua candidatura.

A+ / A-

O ex-primeiro-ministro do Montenegro Igor Luksic anunciou esta terça-feira a sua retirada da corrida ao cargo de secretário-geral da ONU, o que reduz a dez o número de candidatos, entre os quais António Guterres.

Luksic foi um dos candidatos com menos apoios na segunda sondagem secreta realizada a 5 de Agosto entre os membros do Conselho de Segurança, na qual o ex-primeiro-ministro português António Guterres consolidou a sua posição de grande favorito.

A desistência do ex-governante montenegrino soma-se a outra anunciada antes dessa segunda votação, a da croata Vesna Pusic, que fora a mais mal classificada na primeira consulta efectuada no órgão máximo de decisão das Nações Unidas.

Sem eles, são agora dez os candidatos na corrida até à próxima sondagem, agendada para 29 de Agosto.

O plano do Conselho de Segurança passa por realizar várias rondas de votação até obter, em Outubro, consenso em relação a um nome, que depois será aprovado pela Assembleia-Geral, na qual têm assento os 193 Estados membros das Nações Unidas.

O escolhido substituirá Ban Ki-moon à frente da ONU em Janeiro do próximo ano.

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • asilva
    24 ago, 2016 adelaide 11:37
    Ok, ja tivemos "o menino" Durao Barroso e agora vamos ter o Sr. Guterres. e tachos por tudo quanto e sitio... e agora e que os pobres vao ser ricos !!! Portugal vai estar com sorte.
  • António
    24 ago, 2016 Lisboa 02:04
    Se ganhar, passado uns tempos, sairá pela porta do cavalo. Nada de estranho...
  • J Barreto
    23 ago, 2016 Gavião 23:42
    A candidatura de António Guterres significa que Portugal está a oferecer ao mundo um dos seus melhores. E o mundo só terá a ganhar com a sua escolha para S G da ONU.
  • Jorge
    23 ago, 2016 Porto 23:35
    Bom trabalho RR, bom video.
  • António
    23 ago, 2016 Montemor-o-novo 23:06
    desde quando é que o titular de cargo que está a terminar a sua comissão tem que dar opinião sobre um candidato ou genero para o substituir nas funções que agora desempenha ? calem esse senhor e demonstrem a vossa independencia nomeando o melhor candidato que se chama António Guterres.

Destaques V+