Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Grande prioridade”. Costa quer valorizar a floresta

20 ago, 2016 - 21:33

Governante esteve este sábado de visita a Pedrógão Grande.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, defende a valorização da floresta, considerando que o país deve encarar este património como uma "grande prioridade" nos próximos anos.

"É absolutamente essencial voltar a valorizar a nossa floresta", afirmou António Costa, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, ao realçar a importância de ordenar e cuidar da floresta para prevenir os incêndios e para criar riqueza.

Na sua opinião, a floresta portuguesa "só voltará a ser protegida se voltar a ser valorizada", aproveitando as suas riquezas económicas, ambientais e turísticas.

"Se nada for feito", no presente, como o ordenamento e o cadastro, adiado por sucessivos governos, a floresta "voltará a arder daqui a 10 anos", alertou o primeiro-ministro.

Segundo António Costa, "não devemos ter medo de fazer aquilo que é difícil e leva tempo a fazer", como será o caso do levantamento das propriedades rústicas, sobretudo a norte do rio Tejo.

"E o que é necessário fazer é o cadastro", a par da valorização da floresta e dos territórios de baixa densidade demográfica do interior, como é o caso de Pedrógão Grande, a cuja Câmara Municipal preside Valdemar Alves, um ex-profissional da Polícia Judiciária, eleito pelo PSD, pela primeira vez, em 2013.

Neste contexto, o primeiro-ministro realçou a importância da Unidade de Missão de Valorização do Interior, criada este ano, coordenada pela ambientalista e professora Helena Freitas, da Universidade de Coimbra.

Depois da reforma da Protecção Civil e da política de prevenção e combate aos fogos florestais, na década passada, os últimos 10 anos "não foram devidamente aproveitados" no sentido de concretizar o ordenamento florestal.

"Temos hoje de fazer uma reforma da floresta", preconizou António Costa, realçando que "há um problema de cadastro a norte do Tejo", no Centro e no Norte, onde predomina a pequena propriedade florestal e agrícola.

A floresta, segundo o líder do Governo, "tem de ser gerida, tratada, ordenada e certificada", para que seja "uma fonte de riqueza e não uma ameaça" para pessoas, bens e habitações.

Em Pedrógão Grande, António Costa visitou os terrenos da futura Área Empresarial do concelho, onde as terraplenagens estão a ser efectuadas com apoio de máquinas e militares do Regimento de Engenharia 3, de Espinho.

Seguiu-se a inauguração de um monumento comemorativo dos 600 anos da conquista de Ceuta, em 1415, que evoca dois cidadãos de Figueiró e Pedrógão que foram capitães e governadores daquela praça do Norte de África, João Rodrigues de Vasconcelos Ribeiro e seu filho Rui Mendes de Vasconcelos Ribeiro.

Foi também inaugurado um espaço de trabalho da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    21 ago, 2016 Évora 16:20
    Isto é conversa da treta e neste aspecto os políticos são todos iguais, ou seja, todos incompetentes. Daqui a um ano está tudo na mesma e continua a arder o que ainda há para arder. Nenhum governo tem feito absolutamente nada para preservar a floresta e isso, tal como os bancos, vai pagar-se bem caro.
  • antonio
    21 ago, 2016 portugal 16:02
    Só conversa fiada. Fala, fala, enão faz nada. Veja-se: " os últimos 10 anos "não foram devidamente aproveitados" no sentido de concretizar o ordenamento florestal. " Por acaso os últimos 10 anos este senhor até foi ministro. Incompetente e mentiroso.
  • Alberto
    20 ago, 2016 Funchal 23:39
    "pronta desde 2012" .... Foi deste Governo?

Destaques V+