Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Capacetes Brancos da Síria. Eles salvaram milhares dos escombros (e podem ganhar o Nobel da Paz)

18 ago, 2016 - 17:13

São antigos padeiros, alfaiates, engenheiros, pintores, farmacêuticos. Já salvaram 60 mil pessoas.

A+ / A-

Veja também:


Os Capacetes Brancos foram esta quinta-feira nomeados para o Prémio Nobel da Paz pelo trabalho feito na Síria: fornecimento de tratamento médico para os feridos e resgate de milhares de pessoas dos escombros da guerra. O vencedor do Nobel da Paz será anunciado a 7 de Outubro.

Desde 2013, o grupo “de defesa civil” sírio já salvou 60 mil vidas e os números continuam a aumentar, segundo o site oficial do grupo. Os Capacetes Brancos são apoiados por mais de 130 organizações.

Os três mil membros da organização – antigos padeiros, alfaiates, engenheiros, pintores e farmacêuticos, por exemplo – comprometem-se a ajudar todas as pessoas em necessidade, independentemente de origens religiosas ou políticas.

O grupo opera em todo o país, incluindo as províncias de Alepo, Idlib, Latakia, Homs, Deraa e Damasco.Um elemento da equipa, Ammar Aosalmo, disse à emissora televisiva Al Jazeera que “pelo menos 134 membros morreram em serviço”. “Eu arrisco a vida para salvar a dos outros. O grupo foi visto por muitos como a última esperança”, afirmou.

O sereno Omran, símbolo de uma Síria desfeita
O sereno Omran, símbolo de uma Síria desfeita

O chefe do grupo, Raed Al Saleh, pediu ao Conselho de Segurança da ONU para ajudar a impor uma “zona de exclusão aérea” para facilitar o resgate.

“As nossas equipas de resgate, desarmadas e neutras, salvaram mais de 60 mil pessoas dos ataques na Síria, mas há muitas outras pessoas que não conseguimos salvar. Há crianças presas em escombros que não conseguimos salvar porque não chegamos a todo o lado”, disse Raed Al Saleh.

O presidente do Instituto do Médio Oriente, Wendy Chamberlin, foi uma das pessoas que nomeou os Capacetes Brancos para o Prémio Nobel.

Citado pela Al Jazeera, Wendy Chamberlin explica que “o dever fundamental do governo é proteger os seus cidadãos”, pelo que está “chocado com as acções do regime sírio, que deliberadamente lançam bombas químicas sobre os seus civis”.

“No entanto, em face de tais horrores, a resposta corajosa de um grupo de voluntários sírios é realmente inspiradora”, disse.

O lema dos Capacetes Brancos foi extraído do Alcorão: "Salvar uma vida é salvar toda a humanidade."

[Notícia corrigida às 19h16. "Costureiros" foi corrigido para "alfaiates"]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    20 ago, 2016 Amarante 04:20
    Basta de guerra, as crianças não merecem crescer nesse ambiente. será possível que o ser humano ainda não aprendeu que esta não é a solução. É triste e doloroso ver os efeitos da destruição provocada pela mão do Homem.
  • Touaki
    18 ago, 2016 portugal 20:59
    Pelos vistos as minhas dicas não foram apreciadas.... E não eram ofensivas para ninguém. Apenas chamei à atenção para o outro lado da questão....
  • NL
    18 ago, 2016 Ermesinde 20:03
    Vós sois o que nós, portugueses, sempre fomos. Dignidade, honradez, respeito pela vida humana. Força, Capacetes Brancos. Portugal não está só convosco. Portugal exige estar convosco.
  • jose
    18 ago, 2016 Setubal 19:42
    Ó 100 nome, o artigo fala em alfaiates não em costureiros, tens os olhos descalibrados.
  • Francisco
    18 ago, 2016 Berna 18:40
    O prémio Nobel não é ganho, é atribuído por um conjunto de pessoas. Não é portanto uma competição para ser ganha ou perdida.

Destaques V+