Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia perde medalha de ouro por doping em Pequim 2008

17 ago, 2016 - 00:39

As novas análises detectaram que a atleta Yulia Chermoshanskaya correu a estafeta sob o efeito de esteróides.

A+ / A-

A Rússia vai ser obrigada a devolver a medalha de ouro conquistada na estafeta 4x100 metros nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. O motivo: doping.

Na origem da decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) está a reanálise a um controlo anti-doping à atleta Yulia Chermoshanskaya.

As novas análises detectaram a utilização de substâncias proibidas, designadamente de esteróides.

O COI guarda as amostras dos atletas durante uma década para as voltar a testar anos mais tarde, com as novas tecnologias à disposição dos investigadores.

Um total de 98 amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 deram positivo nas reanálises efectuadas antes das olimpíadas do Rio de Janeiro.

A estafeta russa de 4x100 metros perde assim as medalhas de ouro conquistas há oito anos. Em segundo lugar na prova tinha ficado a equipa belga, seguida da Nigéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+