Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nunca houve um Junho tão bom para o turismo português

16 ago, 2016 - 20:14 • Ana Carrilho

Hotelaria recebeu quase dois milhões de hóspedes, um crescimento acima dos 10% em relação ao ano passado.

A+ / A-

Nunca houve um Junho tão bom para o turismo português. A hotelaria recebeu quase dois milhões de hóspedes, que garantiram cinco milhões e meio de dormidas.

Trata-se de um crescimento acima dos 10%, em relação a Junho do ano passado, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Além disso, todas a regiões receberam mais turistas e os rendimentos por quarto também subiram.

Nos primeiros seis meses do ano a hotelaria nacional recebeu mais de 8,5 milhões de hóspedes. Só no mês de Junho, foram quase dois milhões, o melhor de sempre.

Todos os tipos de estabelecimentos hoteleiros registaram crescimento, à excepção dos aparthotel de quatro estrelas. As subidas mais significativas foram de cerca de 14% nas pousadas e hotéis de quatro estrelas.

O mercado interno cresceu e os portugueses garantiram milhão e meio de dormidas; os turistas estrangeiros quatro milhões.

Reino Unido, Alemanha, França, Espanha são os países que continuam a gerar mais turistas para Portugal, mas há um crescimento significativo a partir de mercados como a Polónia, Estados Unidos e Itália.

Embora o maior número de dormidas se concentre no Algarve, Lisboa e Madeira, os maiores crescimentos, em Junho, foram para as regiões Norte, Açores e Alentejo.

O rendimento por quarto e a ocupação também aumentou.

O aspecto menos positivo é a ligeira redução na estadia média, que não chega a três dias, mais baixa do que a média do semestre. Ainda assim, mais alta do que há um ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+