Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algas travaram “o melhor Fernando Pimenta de sempre”

16 ago, 2016 - 15:33

O canoísta português chorou depois do quinto lugar na final de K1 mil metros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A+ / A-

O canoísta Fernando Pimenta, medalha de prata em Londres, reagiu com emoção à sua prestação na final de K1 mil metros, no Rio de Janeiro. O português não foi além do quinto lugar, falhando a sua segunda medalha olímpica.

O desportista português começou bem e a meio da prova liderava confortavelmente. Na segunda metade, Fernando Pimenta viu-se ultrapassado por quatro canoístas e disse adeus às medalhas.

No final da prova, o atleta de Ponte de Lima justificou parte do fracasso com “umas algas” que apanhou aos 400 metros, “numa altura em que estava a ganhar distância para os adversários”.

Visivelmente emocionado, o canoísta disse que “o melhor Fernando Pimenta de sempre não chegou”.

“Isto é uma roleta e a bala saiu-me a mim. É duro. Fiz tudo o que tinha ao meu alcance. Não tive sorte”, completa Fernando Pimenta.

A prova foi conquistada pelo espanhol Marcus Walz, seguido do checo Josef Dostal e do russo Roman Anoshkin, que arrebataram, respectivamente, as medalhas de prata e bronze.

O atleta reserva, agora, esperanças para a competição de K4 mil metros masculinos, que arranca esta sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Rato
    17 ago, 2016 Queluz 04:38
    Fernando Pimenta, na emocionada entrevista que deu, depois da prova, desvalorizou o problema das algas, afirmando que "as condições eram as mesmas para todos". É a atitude digna de um verdadeiro desportista. Mas não creio que seja verdade. Se, como afirmou - e não há razões para duvidar -, não teve nenhum problema de ordem física e o seu abrandamento se deveu a "causas exteriores", não controláveis, então as tais condições afectariam todos, de igual modo. Ora, tal não aconteceu e é fácil de perceber porquê. As algas (que não deviam lá estar!) não se dispõem, obviamente, de modo uniforme. Pelo que o nosso atleta apanhou com elas (e não foi o único...) e alguns dos outros não. As deficiências deste local específico de competição desde há muito que foram denunciadas, tendo sido afirmado pelos organizadores que tudo estaria resolvido a tempo. Não esteve. Nestas coisas, os milagres são mui raros. E sabemos que FP é um dos melhores especialistas do mundo, nesta modalidade, coisa que não cai do céu, antes resulta de anos de acumulação de desempenhos de alto nível a que fomos assistindo. FP não tem a "síndroma Fernando Mamede" (sem desprimor para este grande atleta, psicologicamente frágil). As algas não têm culpa (nem aqui, nem na piscina de saltos, recorde-se). Mas a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 tem. E muita.. E não merece que a ajudem a esconder a cabeça na areia.
  • Francisco Reigada
    16 ago, 2016 Ponte de Lima 23:20
    Oh Ernesto vai comer lavadura.
  • 16 ago, 2016 17:15
    Ontem a pista 5 tinha algas, e ele consegui safar mas o concorrente correu antes não, deves perceber mt disso deves
  • Algazarras
    16 ago, 2016 Rio 17:11
    Investigue-se quem foram os malandros que empurraram as algas todas para a pista do Pimenta! Enxerguem-se de uma vez por todas e sejam humildes, foi isso é que faltou!
  • Ernesto
    16 ago, 2016 Lisboa 15:42
    Coitado, só na pista dele é que havia "ALGAS" agora a falta de força nos braços chama-se "ALGAS"

Destaques V+