Tempo
|
A+ / A-

Salários aumentaram com a saída da “troika"

16 ago, 2016 - 08:41

Subida do salário mínimo e actualizações em alguns contratos colectivos na base do aumento do salário médio dos trabalhadores por conta de outrem.

A+ / A-

A “troika” deixou Portugal há dois anos e desde então o rendimento salarial líquido dos trabalhadores por conta de outrem subiu 36 euros (4,55%). A notícia faz manchete no “Jornal de Notícias” desta terça-feira.

O valor mensal médio actual é de 838 euros, o valor mais alto de sempre, quando no final do primeiro trimestre de 2014 era de 802 euros, avança o jornal.

Segundo o economista João Cerejeira, ouvido pelo "Jornal de Notícias", na origem do aumento estão factores como o aumento do salário mínimo nacional, a negociação de contratos colectivos de trabalho e o aumento do emprego – ainda que não acompanhada na mesma proporção pela descida do desemprego.

O salário mínimo esteve congelado entre 2011 e 2014, ano passou de 485 para 505 euros (Governo de Pedro Passos Coelho). Em Dezembro de 2015, com o actual Governo, foi aprovada nova subida, para 530 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.BATISTA
    16 ago, 2016 gaia 15:45
    OS AUMENTOS FORAM PARA OS PORTUGUESES DE 1º OU 2ª CATEGORIA?SOU REFORMADO E PAGO IMI DO MEU PEQUENO ANDAR.HÁBANCÁRIOS COMCASA PRÓPRIA E +CASA DE CAMPO OU PRAIA QUE PAGAM MENOS IMI DO QUE EU E COM REFORMAS CHORUDAS.ESTOU REFORMADO COM UM MÍSERO PRÉMIO DE COMBATENTE DO ULTRAMAR,QUE O ESTADO TODOS OS ANOS REDUZ-ME ESSE MÍSERO PRÉMIO COM IMPOSTOS.NÃO SOU AUMENTADO HÁ OITO ANOS MAS CONTINUAREI A SER PORTUGUES E A LUTAR CONTRA OS DESTRUIDORES DESTE PAÍS.RESPEITOSOS CUMPRIMENTOS.
  • Petervlg
    16 ago, 2016 Trofa 12:04
    o aumento so se for nos ordenados dos politicos
  • Costa
    16 ago, 2016 Amadora 11:58
    Os salários subiram só para os burgueses dos governos atuais e anteriores e para aqueles que destruíram ou ajudaram a destruir as riquezas do pais, quanto ao cidadão comum, reformados e pensionistas estes estão cada vez mais pobres exceto aqueles que têm bons vencimentos e ainda recebem injustamente subvenções vitalícias um autentico roubo às finanças do estado.
  • Ilusão
    16 ago, 2016 Lx 11:27
    Sabendo nós em que ponto está o país, com metade das pessoas a auferirem o ordenado mínimo...isto significa que há muito boa gente a ganhar balúrdios.... ricos e pobres, sem classe média...foi o que o governo de Coelho conseguiu
  • Bruno Vale
    16 ago, 2016 Torres Vedras 11:22
    Mas que tretas, o meu não aumentou nem em 1 cêntimo.
  • J
    16 ago, 2016 Lisboa 10:56
    Aumentaram, só se foi para a função pública...
  • joao
    16 ago, 2016 queluz 10:42
    E ainda ha quem queira a PAF de volta?
  • Rui Silva
    16 ago, 2016 Porto 10:41
    Mais uma vez a chamar parvos sós Portugueses. A subida de 36 é ridículo comparado com os valores antes crise. Pior quando se sabe que houve um aumento brutal de impostos principalmente com este governo pro comunista que até quer taxar o Sol.
  • Zé Povinho
    16 ago, 2016 Localidade 09:54
    Irão abundar por aqui, comentários verdadeiramente de gente "clubisticamente política" e frustrada, pois irão criticar sempre as políticas atuais de devolução de dinheiro aos Portugueses, como um mal para a economia do país. Na verdade, não foram as medidas de devolução de direitos sociais e financeiros para as mãos do povo, que fizeram falir o país! O que fez falir o país, foi a corrupção da Banca Portuguesa, foi a corrupção política e foi a corrupção dos grupos económicos elitistas, através de beeficios e favorecimentos (Lobys)!
  • Maria
    16 ago, 2016 Porto 09:53
    O que nos vão custar estes 36 euros....

Destaques V+