Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Melancia recebe mais de 9 mil euros de pensão vitalícia. São 332 os beneficiários

13 ago, 2016 - 01:20

A lista foi divulgada pela revista Visão.

A+ / A-

Os dois últimos governadores de Portugal em Macau têm as pensões vitalícias mais elevadas, entre todas as que são pagas pela Caixa Geral de Aposentações.

Carlos Melancia recebe desde o ano de 1998 mais de nove mil euros por mês e Rocha Vieira tem direito a 13 mil euros desde o ano 2000, embora o valor tenha sido reduzido por imposição legal.

É a primeira vez que a lista dos beneficiários é tornada pública. É a revista Visão que está a divulgá-la e isso acontece porque a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos decidiu a favor de um jornalista que se queixou do Governo, que queria impedir o acesso.

Da lista não constam os antigos Presidentes da República, porque as suas reformas saem do orçamento do Palácio de Belém, mas há antigos primeiros-ministros e governantes, antigos deputados e ex-políticos que são empresários -- nestes casos, a pensão a que têm direito é reduzida.

A pensão vitalícia mais baixa não chega a 900 euros. Entre os 332 beneficiários, um terço tem a pensão reduzida por lei - por acumular outros rendimentos - e o valor médio da pensão vitalícia é de 2.173 euros.

As pensões vitalícias deixaram de ser atribuídas em 2005, embora os políticos em exercício na altura tenham mantido o direito às retribuições. O regime foi instituído em 1985.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    13 ago, 2016 Lx 20:15
    No entanto não pagou à previdência as verbas dos empregados na pousada de Vila Viçosa e ainda ficou a dever ao Estado milhões pela exploração dessa pousada e não passa nada o Zé paga. É este tipo de gente que a política nos habituou e contínua a proliferar por ai.
  • Augusto
    13 ago, 2016 Lisboa 17:39
    O Rocha Vieira recebe muito mais que o Melancia. E há muita gente a receber do PSD , do CDS, do PS e até alguns do PCP. Só do BE ninguém recebe.
  • Carlos Costa
    13 ago, 2016 Santarem 14:09
    Assim,o país nunca sairá da cauda da Europa!!!!
  • mauel
    13 ago, 2016 lisboa 13:19
    Sera que o BE e o PCP tem alguma coisa a dizer sobre isto? Acho que ja estao manietados pelo PS.
  • O país da diversão
    13 ago, 2016 Lisboa 13:08
    O que é preciso saber é quanto cada um de nós paga por isto? O que me preocupa não é o bem de alguns é o mal de outros. Pessoas anónimas que os media ignoram, descriminam e cujas histórias são censuradas. E alguns dos que censuram são os mesmos que falam no regime antes do 25 de Abril!
  • Ant Rei
    13 ago, 2016 Porto 12:34
    Título nada, nada tendencioso. A Manchete é sobre o Melancia mas o outro recebe mais 50% do Melancia. Grande Rádio Renascença. Tenham VERGONHA !!!!!!
  • rogerio
    13 ago, 2016 setubal 12:26
    é fartar VILANAGEM
  • Val
    13 ago, 2016 lisboa 11:49
    De que é que interessa este e outros assuntos tristes,se Portugal é campeão Europeu!Ronaldo é o melhor do mundo...!!Isto não chega para serem felizes?!Tudo o que não leve para a rua centenas de milhares de Portugueses não é assunto relevante e de interesse.Desculpem tenho de sair,está a começar a Cristina e o Goucha..e vêr se não me esqueço de vêr à noite o love on top.Bjnhs!!
  • Francisco António
    13 ago, 2016 Lisboa 10:18
    Conclusão: Pensões "miseráveis" mas mesmo assim as vítimas, sempre que podem, regressam !
  • a
    13 ago, 2016 a 09:50
    "A pensão vitalícia mais baixa não chega a 900 euros". Coitadas dessas pessoas... como poderão sobreviver com 900 euros de rendimento extra??

Destaques V+