Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É preciso “punir em conformidade” autores de fogo posto, diz Presidente

12 ago, 2016 - 15:57

O chefe de Estado lembrou aos jornalistas que praticamente todos os autarcas das zonas com fogos florestais consideram haver mão humana por trás dos incêndios.

A+ / A-
É preciso “punir em conformidade” autores de fogo posto, diz Presidente
É preciso “punir em conformidade” autores de fogo posto, diz Presidente

O Presidente da República diz que é preciso “punir em conformidade” quem ateia fogos florestais, esperando que nova legislação ajude na “eficácia da justiça”, nos casos de incêndios com origem criminosa.

Depois de ter estado reunido com o presidente da Liga dos Bombeiros, esta sexta-feira, o chefe de Estado lembrou aos jornalistas que praticamente todos os autarcas das zonas com fogos florestais consideram haver mão humana por trás dos incêndios.

“Se assim for, temos dois problemas: primeiro é criar meios de prevenir que isso sucede, e isso tem a ver com o problema da prevenção dos fogos, e depois é preciso punir em conformidade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

No domínio da prevenção e do ordenamento florestal, o Presidente espera que novos diplomas legais “permitam concretizar planos de há muitos anos”, prometendo “acompanhar muito de perto” as decisões políticas que devem ser tomadas, após este período de incêndios.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda esperar que “se trate a sério da questão da eficácia da justiça”, em relação a eventuais responsáveis.

A este propósito, o Presidente diz ter conhecimento de casos de condenados, mais do que uma vez, por fogo posto, não sendo possível actualmente medidas preventivas de circulação destas pessoas, em áreas e períodos críticos.

“Os especialistas olharão para isso e verão como é possível, constitucionalmente, agir em conformidade”, declarou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ana
    13 ago, 2016 santarem 08:08
    E não é preciso punir que não faz nada, ou faz apenas o que só interessa a certos interesses? A quem beneficia o orçamento para o combate a incêndios? A classe (da baixa) política tirou o futuro a Portugal...
  • António Rosa
    12 ago, 2016 O. Azeméis 23:36
    Eu não estou contra o PR. Mas ele não manda, nem resolve nada !!! Quem manda, é a classe Rota nojenta, (os políticos), que protegem e apoiam os Grandes interesses, com os acólitos, a deixar essa podridão solta !!!
  • Toninho Marreco
    12 ago, 2016 Lapa- Lisboa 23:14
    No tempo do Sr Dr. Antonio Salazar não havia incêndios porque tinha que se trabalhar para comer . Hoje toda a gente vive bem sem trabalhar , por isso tem que se ocupar o tempo com alguma coisa e assim o divertimento preferido para os dias quentes é ir fazendo uns incendiositos .
  • Fernando
    12 ago, 2016 Paredes 22:19
    ...Este Sr Presidente, governantes, etc..etc.... estão-se marimbando ...como diria alguém "é só balela"... Ao menos respeitem os Voluntários.
  • Vicente
    12 ago, 2016 Vila Viçosa 21:32
    Boa tarde! Caros Senhores: Este problema de incêndios é mais grave que possamos pensar: 1- Os incêndios mexem com muito dinheiro, e também com muitos negócios, pessoas?? depois o crime compensa em Portugal? senão vejamos incendiário, ou criminoso que seja apanhado a cometer um crime destes ou outros, sendo primário? não lhe acontece nada?? apresentações periódicas que é o máximo que lhe possa acontecer; criminoso fica com a ideia de que ficou impune?? a seguir comete outro crime um pouco mais grave?? e continua impune com pena suspensa??? a seguir comete o crime de incendiar PORTUGAL??? e ainda tem desculpas???? Agora temos que contar com a esperteza de certos Politicos a fazer Leis?? que primeiro manipulam a opinião Publica com agravamentos de penas e crimes?? e depois na pratica fazem autenticas fraudes que só se descobrem muito tempo depois?? Vou demonstrar com casos concretos o que fez um Senhor Ministro da Justiça aqui há uns anos quando negociou com os Sindicatos de Policia, primeiro manipulou a opinião publica e depois burlou os POLICIAS 1-acabou com os julgamentos sumários em 48h, porque um familiar que trabalhava nos tribunais (Magistrado)tinha que trabalhar aos sábados??? 2- Depois acabou com a fé em Juizo do depoimento do Agente da Autoridade em Tribunal??? 3- Depois arranjou um dito crime Publico nas agressões físicas e verbais ao agente da Autoridade no exercício de funções ou por causa delas. ESTE SENHOR Não FEZ MAIS QUE UMA FRAUDE AOS POLICIAS!
  • Dias
    12 ago, 2016 Lx 20:38
    Pois é caro PR, em conformidade era polos no meio do fogo, mas como somos um País de brandos costumes o melhor é deixalos ir de férias (como o seu amigo Ricardo, que tanto mal fez aos Portugueses e ainda está solto) quanto a isso não diz nada.
  • Pedro Miguel de Alm
    12 ago, 2016 Vilar de besteiros 20:32
    ponham os presidiarios a roçar o mato com a supervisao das forças armadas e aproveitem os meios das nossas forças armadas ao serviço do povo abram caminhos para os bombeiros e vigiem as nossas manchas verdes utilizem os meios das forças armadas para a prevencao das mortes
  • Alice Martins
    12 ago, 2016 loulé 19:59
    É difícil de resolver este problema,porque á muitas pessoas que morrem de inveja de tudo e de todos.Se o país se junta-se todo ,fazendo um comentário do seu vezinho proximo para que houvesse conhecimento de quem somos,o q comemos,o q fazemos o q temos e o que devemos,se a G.N.R.ou outra policia de várias regioës,estudarem o comportamento dos habitantes,talvez conseguisem indentificar os doentes e controlar a situação para ajuda de todos.Mas como a liberdade chama-se Maldade,está visto que o Diabo anda solto e dificilmente á melhoras porque os momentos de inveja nos homens são doentios.Até temos que pagar o Sol,que São Pedro nos Ilumine.
  • SALAZAR
    12 ago, 2016 AAAA 19:53
    O SR. PR. TEM PALAVRAS DEMASIADO BRANDAS. E MESMO ASSIM SÓ AS TEM PORQUE OUTROS VIERAM PRIMEIRO EXIGIR O AGRAVAMENTO DE PENAS PARA OS INCENDIARIOS. E NÃO É SÓ NOS INCÊNDIOS. DEVIA HAVER UM AGRAVAMENTO DAS PENAS DE TODOS OS CRIMES SOBRETUDO POLÍTICO-ECÓNOMICO-FINANCEIROS, DADO QUE PORTUGAL É SÓ CORRUPTOS. MAS ESTE PR SEMPRE FEZ PARTE DO SISTEMA E POR ISSO USA SEMPRE PALAVRAS DEMASIADO LEVES PARA SITUAÇÕES QUE EXIGIRIAM PALAVRAS DURAS. CORRUPTO TAMBÉM. BASTA LEMBRA O SEU GRANDE AMIGO RICARDO ESPÍRITO SANTO E A NAMAORADA QUE TRABALHAVA NO BANCO DELE. E OS TUGAS VOTARAM NESTE IDIOTA.
  • António de Oliveira
    12 ago, 2016 Paço de Arcos 19:33
    A propósito de fogos florestais em Portugal Continental a minha sugestão consiste em alterar um dos mais importantes paradigmas deste complexo Sistema. Sugiro que a partir da observação do Google entrando com "bombeiros assumem a prevenção", hoje mesmo fui ver e o artigo continua no primeiro lugar, agora (há pouco) em 211 000 entradas. O ideal seria que se estudasse a sugestão apresentada. O artigo é da minha autoria na sequência da parte empírica da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação que defendi em janeiro de 2005 na FCSH/UNL (curso de doutoramento realizado em out1998/jan2005) que por sua vez foi inspirada no mandato de 2000/2001 com presidente da direção duma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários. O artigo intitula-se, "A prevenção é connosco: um novo paradigma para os bombeiros do século XXI", e foi publicado na Revista de Geografia e Ordenamento do Território, nº2 (dezembro) de 2012.

Destaques V+