Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Distrito de Aveiro arde há cinco dias

12 ago, 2016 - 14:07

Distrito de Aveiro tinha quatro frentes de incêndio activas esta manhã. Mais de mil operacionais estão no terreno.

A+ / A-

O distrito de Aveiro era às 10h00 desta sexta-feira a zona de Portugal continental que mais meios mobilizava no combate às chamas, com mais de mil operacionais no terreno e vários meios aéreos, segundo a Protecção Civil.

Na lista de “ocorrências importantes” destacadas na página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro), apenas relativas ao continente, o distrito de Aveiro surge com quatro incêndios activas.

Às 10h00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destacava sete incêndios activos: quatro no distrito de Aveiro, dois em Vila Real e um em Viana do Castelo.

Em Águeda, o incêndio que deflagrou em Préstimo na segunda-feira tem quatro frentes activas que estão a ser combatidas por 393 operacionais, com o apoio de 120 veículos e três meios aéreos.

Em Arouca, o fogo, que começou em Janarde também na segunda-feira, tem quatro frentes activa e mobilizava 326 operacionais, com o auxílio de 105 e três meios aéreos.

Também no distrito de Aveiro, 310 bombeiros combatem as chamas em Anadia apoiados por 96 veículos e três meios aéreos.

Em Sever do Vouga, também em Aveiro, o incêndio, que deflagrou às 23h20 de quinta-feira em Silva Escura e Dornelas, está a ser combatido por 104 bombeiros apoiados por 29 veículos e dois meios aéreos.

No distrito de Vila Real, estão activos dois incêndios um na localidade de Sirarelhos, freguesias de Pena, Quintã e Vila Cova que mobilizava 54 bombeiros e que já está em fase de resolução e o outro mais preocupante em Varzigueto, no Parque Natural do Alvão, que está a ser combatido por 111 operacionais, com o auxílio de 29 veículos e um meio aéreo.

Por fim, a ANPC destaca ainda um incêndio em Caminha, distrito de Viana do Castelo, que está a ser combatido por 219 bombeiros, apoiados por 67 veículos e um meio aéreo.

Esta sexta-feira de manhã, o adjunto de operações da ANPC, Carlos Guerra, disse à agência Lusa que as expectativas para o combate às chamas eram melhores esta sexta-feira devido à diminuição da intensidade do vento e do reforço com meios aéreos.

Um foco de incêndio na Madeira

O Serviço Regional de Protecção Civil na Madeira (SRPC) informou esta sexta-feira, ao final da manhã, que se mantém um foco de incêndio activo no concelho da Calheta, na zona da Moleira/Fonte do Bispo, na parte oeste da ilha.

A nota adianta que este fogo estava a ser combatido, às 11h40, por 48 efectivos de quatro corporações da região (Calheta, São Vicente e Porto Moniz, Ribeira Brava e Voluntários Madeirenses), apoiados por 77 operacionais da Autoridade Nacional de Protecção Civil que foram enviados para a região.

No combate a este fogo que deflagrou na terça-feira, pelas 15h00, estão envolvidos 16 veículos e máquinas de rasto.

A Protecção Civil lembra que para domingo está prevista a continuação de dias quentes na costa sul da ilha da Madeira, devendo as temperaturas atingir os 29/31 graus.

Na costa norte, nas regiões montanhosas e em Porto Santo as máximas previstas “não deverão ultrapassar os 25/26 graus”.

As temperaturas mínimas nas regiões costeiras vão variar entre os 20 e os 22 graus, sendo de 14 a 17 nas partes montanhosas da ilha da Madeira, onde a humidade relativa poderá ser “temporariamente baixa, com valores inferiores a 30%”.

Segundo a informação do SRPC, a partir do fim da tarde de sábado poderá ocorrer um aumento da intensidade do vento, que poderá ser moderado (20 a 30 quilómetros/hora) e moderado a forte (30 a 40 quilómetros/hora) nas regiões montanhosas, nas pontas leste e oeste da Madeira e em Porto Santo.

Esta situação deverá manter-se até ao final da manhã de terça-feira (dia 16).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    12 ago, 2016 a 22:27
    Olha a geringonça!!
  • joao almeida
    12 ago, 2016 Aveiro 16:30
    Aonde andam os meios aéreos ...não os tenho ouvido passar ...aonde vão buscar agua?....
  • voces tambem...
    12 ago, 2016 Porto 15:07
    Os incendios já ardem desde a semana passad mas, o nosso 1º e a ministra da admnistração interna estavam de férias, pá. Não sejam assim, não veem como a ministra esta tristes porque a Europa não nos veio auxiliar de imediato? Ela levou 5 dias a dar a cara e a ir ver o que se passava e isto por imposição do nosso 1º quando regressou de férias para a reunião com o Presidente e isso é compreensivel, agora, a França que como nós está sufocada pelos incendios ou a Alemanha não enviarem logo um porta-aviões carregadinhos de canadaires, já que a nossa força aerea não pode intervir que a senhora ministra vetou a lei que o anterior governo deixou preparada para este ano...isto é intoleravel...raisparta a UE...onde já se viu? Nós temos todo o direito de não cumprir as regras Europeias, de não pagar as dividas ou reduzir o défice e exigir não sermos penalizados...agora a Europa, não responder de imediato quando nós precisamos dela? parece impossivel! Só pensam neles!!!
  • Luis
    12 ago, 2016 Lisboa 14:55
    O País está a arder. Na Madeira houve já quatro mortos. Os bombeiros com risco da própria vida tentam até à exaustão combater os fogos que todos os anos se repetem e para os quais são dadas sempre as mesmas desculpas e tentadas as mesmas desresponsabilizações. Os fogos neste País são mais uma grande vergonha Nacional a acrescentar a outras tantas vergonhas. Apesar disto tudo e para espanto de todos temos a srª Cristas do CDS que foi a anterior ministra da Agricultura, sem saber qual a diferença entre um repolho e um pepino, sem o minimo de preocupação com a calamidade porque se está a passar mais preocupada em fazer "chicana politica" com as viagens dos secretarios, pagas pela GALP. Não só demonstra uma falta enorme de respeito para com o País e para com todos os Portugueses que estão a ser vitimas dos incendios, por total responsabilidade de todos os politicos, como demonstra a sua total falta de honestidade ao ignorar as viagens dos seus anteriores parceiros de coligação os deputados do PSD que viajaram também à conta da GALP. Como se uns e outros não mereçam ser condenados. É esta gentinha sem o minimo de qualidade, cultura democratica, bom senso e ética que está à frente dos destinos deste País. Se o anterior lider do CDS que não passa de um crápula sempre "endeusado" pelos médias é uma pessoa desprezivel a senhora que lhe ocupou o lugar (empurrada) não lhe fica atrás.

Destaques V+