Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE justifica-se com facto de vários países estarem a enfrentar graves incêndios

11 ago, 2016 - 20:49

Nos últimos dias houve mais de 300 incêndios em Portugal e da Europa só a Itália respondeu com prontidão.

A+ / A-

A União Europeia explicou esta quinta-feira que a disponibilidade de meios aéreos para enviar para Portugal é limitada devido aos graves incêndios florestais que vários Estados-membros enfrentam.

Portugal accionou quarta-feira o Mecanismo Europeu de Protecção Civil, na sequência dos fogos que assolam o país. Nos últimos dias, o número de incêndios registados ultrapassou sempre as 300 ocorrências.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, admitiu esta quinta-feira que "estava à espera de uma maior solidariedade dos parceiros europeus", sublinhando que Marrocos, apesar de não pertencer à União Europeia, respondeu prontamente ao pedido de auxílio.

"Neste momento, vários Estados-membros estão a enfrentar graves incêndios florestais ou perigo extremos de incêndio florestal. Consequentemente a disponibilidade de aviões é muito limitada", referiu um porta-voz da União Europeia, questionado pela Lusa sobre o número limitado de meios disponibilizados pelos Estados-membros no âmbito daquele mecanismo.

Segundo o porta-voz, devido aos incêndios que existem em vários países da União Europeia, a "disponibilidade de aviões é muito limitada".

"Há um número muito limitado daqueles aviões, altamente especializados, e equipas disponíveis em toda a Europa", salientou o porta-voz da União Europeia.

O porta-voz afirmou que há uma "forte tradição de solidariedade e generosidade entre os Estados-membros" em relação ao combate a incêndios e a disponibilidade de meios, sublinhando que os países não costumam recusar os pedidos de ajuda.

"Os Estados-membros não podem mobilizar mais aviões do que aqueles que realmente têm para si ou para ajudar os seus parceiros europeus", vincou.

A ajudar ao combate aos incêndios em Portugal, estão dois aviões pesados 'Canadair' espanhóis e outros dois marroquinos.

O porta-voz disse que as autoridades europeias estão em contacto com as autoridades portuguesas e que Portugal também está a ser ajudado com imagens de satélite de incêndios na Madeira através do Serviço de Gestão de Emergência Copernicus da União Europeia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jorge
    13 ago, 2016 lisboa 12:20
    Ok muito bem e muito obrigado pelas imagens de satélite tem sido muito uteis na ajuda ao combate aos incêndios valha nos o copernicus...
  • Eugénio Rodrigues
    12 ago, 2016 Machico 13:06
    Oh Isabel o governo que dizia que tudo estava bem era o da RA da Madeira. Do PPD. Só para que conste!
  • Pedro Rodrigues
    12 ago, 2016 Beja 12:14
    Forte tradicao de solidariedade entre os Estados-Membros??? ahahahah Muito boa a piada!!!
  • Camarada Zequinha
    11 ago, 2016 Alfornelos 23:15
    Pensam que eles andam a dormir . Por cá deixam que os tolinhos incendeiem o que lhes apetecer e depois querem que os outros países, que metem os tolinhos deles na cadeia , venham apagar . Essa não lembra ao diabo .
  • Isabel
    11 ago, 2016 Porto 21:25
    Pedimos ajuda demasiado tarde, deixamos tudo fugiu e escalar. O governo só dizia que estava tudo bem... Agora querem ajuda imediata... Logica da treta com um governo da treta

Destaques V+