Tempo
|
A+ / A-

Governo anuncia apoio financeiro para a Madeira recuperar dos incêndios

11 ago, 2016 - 19:09

Ajuda ao realojamento das populações afectadas pelos incêncios é uma das prioridades do primeiro-ministro, António Costa, que está de visita à Madeira.

A+ / A-
Prioridade de Costa é devolver à Madeira imagem de "destino de excelência"
Prioridade de Costa é devolver à Madeira imagem de "destino de excelência"

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira que o Governo vai apoiar financeiramente a Madeira a recuperar dos danos avultados causados pelos incêndios desta semana.

Em conferência de imprensa após visitar as zonas afectadas, António Costa enumerou cinco áreas de acção para ajudar a região autónoma na missão de reconstrução.

O Governo da República vai apoiar o plano de emergência ao realojamento de famílias carenciadas aprovado na quarta-feira pelo governo regional e os programas de reabilitação urbana da Câmara do Funchal, explicou António Costa.

António Costa anunciou “mecanismos de apoio à reposição da capacidade económica”. Na próxima semana estará disponível uma linha de crédito especial para a actividade turística afectada pelos incêndios na Madeira, nomeadamente para a hotelaria e restauração.

Será também criada uma linha de apoio para as empresas que foram afectadas pelos incêndios.

O primeiro-ministro também destacou também a necessidade de explorar “todos os instrumentos de financiamento” comunitários, designadamente o fundo de solidariedade da União Europeia com vista à reparação dos danos.

Outra das cinco áreas de acção passa por informar a comunidade internacional que a normalidade está de volta à Madeira, para evitar mais prejuízos para o turismo, o principal sector económico da ilha.

O primeiro-ministro afirma que "a tranquilidade que regressou à região" que Madeira continua a ser um destino turístico seguro, uma mensagem para "tranquilizar quem tem férias marcadas".

"A Madeira e o Porto Santo continuam a ser destinos de excelência e devem fazer essa escolhar para as vossas férias", apelou.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Engenharia Militar vão “dar apoio imediato para a consolidação de elementos soltos, quer do edificado quer de escarpas e taludes, para assegurar desmontagem urgente tendo em conta que, com a chegada do Inverno, a ameaça das chuvas constitui um risco”, disse ainda António Costa.

Na mesma conferência de imprensa, o presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, salientou que o trabalho de recuperação já arrancou.

"Já começámos a repor casas, a ajudar as famílias, a limpar as habitações", declarou o líder madeirense.

Os incêndios dos últimos dias na Madeira provocaram três mortos, mil desalojados e destruíram cerca de 200 habitações.

De acordo com um balanço provisório avançado esta quinta-feira pelo presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, os incêndios provocaram estragos na ordem dos 55 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla Sarmento
    12 ago, 2016 Porto 14:22
    A RR está ao serviço de costa e deste governo.Este site é uma fraude.Só passa quem entrar na onda de elevação de costa e deste governo. A directora desta estação e deste site já devia ter sido despedida por zelo descarado a costa e seu governo.
  • graciano
    12 ago, 2016 alemanha 11:53
    pois pois promessas de ajuda viagens almocos e a unica coisa que sabem fazer ate os incendios servem para campanha eleitoral e a culpa tambem e dos media que lhe dao relevo e cobertura diz o costa vao ser criadas linhas de credito pois pois mais um para ajudar os banqueiros esta noite houvi dizer que vao ser vendidos os computadores da assembleia da republica e que vao reduzir os deputados de 150 para 100 e que vao reduzir aos ministros e secretarios de estado e que esses passeios e almocos e hoteis desses inuteis deixariam de ser pagos pelo estado ----sera verdade ----ou eu estaria a sonhar
  • Petervlg
    12 ago, 2016 Trofa 09:18
    A culpa é dos governantes que actuaram tarde. Ainda na outra semana vimos o secretario de estado a dizer que não era necessário pedir ajuda externa, se tivessem feito o que lhes competia Portugal não estava a arder, como está. Este secretário de estado devia ser demitido assim como a ministra.
  • rosinda
    12 ago, 2016 palmela 01:47
    a minha cabeça nao para ! Neste momento estou a pensar se deixa-se de haver bombeiros era muito raro haver fogos!Todos nos ja ouvimos esta frase"deixa arder que o meu pai e bombeiro."
  • L.M.
    11 ago, 2016 Funchal 21:11
    Passem para cá a maçaroca para tapar a ridícula quanto trágica incompetência dos nossos regionais e hilariantes governantes da nossa little island

Destaques V+