Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo cria grupo de trabalho para fazer reforma da floresta

11 ago, 2016 - 16:00

Grupo vai estudar e definir medidas para serem aprovadas depois de 30 de Setembro num Conselho de Ministros dedicado às florestas.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou que o Governo decidiu, esta quinta-feira, criar um grupo de trabalho para fazer a reforma da floresta.

"Hoje mesmo o Conselho de Ministros aprovou a criação de um grupo de trabalho, composto pelos ministérios da Agricultura, do Ambiente, da Administração Interna e da Justiça, para tratar, de uma vez por todas, da prevenção estrutural e de fazer a reforma da nossa floresta", disse a ministra, em Arouca, um concelho do distrito de Aveiro que, desde sábado, tem sido fustigado pelas chamas.

"A nossa prioridade actual é combater estes incêndios e depois pensarmos a sério na reforma da nossa floresta", vincou a ministra, lembrando que há dez anos foi feita uma reforma na protecção civil.

Em comunicado alusivo a esta questão, o Conselho de Ministros refere que o grupo de trabalho interministerial "irá preparar um conjunto de medidas", com vista a serem discutidas e aprovadas num futuro Conselho de Ministros dedicado às florestas, que terá lugar depois de 30 de Setembro, quando termina o período crítico dos incêndios florestais.

O referido Conselho de Ministros, a realizar, visará a adopção de várias medidas já incluídas no programa de Governo, tais como acelerar a conclusão do registo cadastral da propriedade rústica e o reforço do ordenamento florestal.

Segundo o comunicado, o Governo pretende ainda dinamizar as zonas de intervenção florestal (ZIF) e outros modelos de exploração florestal, e avaliar regimes de intervenção em património rústico privado abandonado ou sem dono.

Entre as medidas a estudar estão ainda o aperfeiçoamento do modelo de sapadores florestais e o incentivo do uso de biomassa florestal, em especial, aquela proveniente de resíduos resultantes de limpezas, desbastes e desmatações.

Alem dos ministérios citados pela ministra, este grupo de trabalho integra ainda os ministérios das Finanças, da Defesa Nacional e da Economia.

Durante a reunião do Conselho de Ministros, foi feito o ponto de situação acerca das operações de combate aos incêndios em território nacional, através de um relato transmitido pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

"Foi garantida a continuação da disponibilização de todos os meios de combate necessários a uma reacção imediata e eficaz e foi louvado o empenho, dedicação e eficiência de todos os que actuam no terreno e a solidariedade e espírito de entreajuda das populações afectadas", refere a nota.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    13 ago, 2016 alemanha 15:01
    calma que os incendios no fim do ano vao ajudar o governo a dizer que nao atingiu o defecite orcamental por causa dos incendios
  • Maria
    12 ago, 2016 Porto 19:29
    Mais um... afinal isto já não estava tudo estudado?
  • joão calisto
    12 ago, 2016 aveiro 12:19
    Perda de tempo!Não vale apena, andar a inventar nada, senhores políticos.....recuem 4 décadas atrás e usem o sistema utilizado na altura...vamos ser realistas: nada vai mudar nos próximos anos, pois mesmo que se mude a politica e o ordenamento florestal/rural(pois 2/3 da área ardida é mato) actual, só daqui a 20 anos podemos ver frutos. Interessa?! Dá votos?! Apenas acredito num politico e poderá ser esse a tentar mudar algo, chama-se Marcelo.
  • paulo
    11 ago, 2016 vfx 18:53
    Vai-se estudar!......vai-se criar!.....etc....haja paciência para tanta falta de inteligência e de trabalho prático,no terreno.
  • graciano
    11 ago, 2016 alemanha 18:34
    se vamos culpar o anterior temos que culpar o anterior e o anterior sao muitos anos desde 1975 que este pais nao e gorverndado mas sim desgovernado mafurra ja vi que e esquerdista eu nao sou da esquerda nem da direita nem estou em portugal mas nao sou cego nem surdo guterres deixou o pais de tanga e socrates deixou o pais na banca rota sera essa a melhor resposta que lhe posso dar
  • Mafurra
    11 ago, 2016 Lisboa 18:00
    Se o anterior "governo" tivesse tomado decisões acertadas, e teve cinco anos para isso, hoje não estaríamos a ter que tomá-las apressadamente ! Não há dúvida que há muito "cachorro cego" por aí...
  • Nuno
    11 ago, 2016 V.N.Gaia 17:54
    Sr. Graciano: Subscrevo inteiramente o que escreve.Mas acredite que haverá por aí uns iluminados que vivem á custa da desgraça alheia que não concordará consigo nem comigo e arranjará todo o tipo de desculpas e mais algumas, para no fim dizer que a culpa será da própria natureza, como se tivessem feito algo a não ser criticar para que tais situações não acontecessem.
  • António Loureiro
    11 ago, 2016 Coimbra 17:22
    Mais uma perda de tempo precioso. "Cadelas apressadas parem cachorros cegos". É um ditado antigo e que se aplica bem este caso. O governo vai tomar decisões de algibeira e vai sair asneira...
  • graciano
    11 ago, 2016 alemanha 17:16
    verdade eu fui criado numa aldeia na serra de montemuro e lenbro bem que antes do 25 de abril havia os guarda florestais havia a banatoria e havia guarda rios mas acabaram com isso tudo a serra era linda com a sua vegetacao natural com aves e caca hoje a serra e um deserto sem vegetacao sem aves sem caca nesse tempo nem estrada havia para irem la os bombeiros mas havia la escola e nao haviam incendios hoje ha estrada nao ha escola e ha incendios e este o progresso que erdamos do 23 de abril
  • Nuno
    11 ago, 2016 V.N.Gaia 17:06
    Para quê?? Aqui onde moro há áreas de florestas em que os proprietários fazem a exploração das madeiras com cortes e deixam ao entulho a servir de carga térmica ao abandono.Já varias pessoas onde me incluo alertamos de quem de direito para tal facto, até hoje ninguém eu se deu ao trabalho de saber o que realmente se passa.Informo , hoje quinta-feira que na semana que passou ouve novos cortes inclusive de sobreiros e de um momento para o outro os madeireiros desapareceram de repente, levando a madeira e deixando os entulhos,O que será mais preciso para que estas situações não se repitam? PS, moro neste local e ao escrever este comentário estou a ver todo o entulho pela minha janela, mais;desde que aqui moro isto é a 3aª vez que acontece e apesar de serem denunciados , até agora as autoridades nada têm feito , dá-me a cessação que estão à espera que o pior aconteça.

Destaques V+