Tempo
|
A+ / A-

Há mais gente a comprar casa. Bancos emprestaram mais de 500 milhões em Junho

10 ago, 2016 - 08:17

Esta subida acontece pelo terceiro mês consecutivo, com os 587 milhões de euros a representarem mais 18% do que o emprestado em Maio.

A+ / A-

Os bancos emprestaram 587 milhões de euros em Junho para compra de casa, o valor mais elevado desde Março de 2011, segundo a informação publicada pelo Banco de Portugal.

Esta subida acontece pelo terceiro mês consecutivo, com os 587 milhões de euros a representarem mais 18% do que o emprestado em Maio.

Apesar deste aumento, o 'stock' total do crédito concedido para habitação no final de Junho era de 96.426 milhões de euros, abaixo do valor do mês anterior, pelo que continua a existir em volume mais operações que cessam do que as novas.

Já no crédito para consumo, foram emprestados 326 milhões de euros em Junho, ligeiramente acima dos 325 milhões de Maio. No total, o dinheiro concedido para este fim situava-se em 12.701 milhões de euros em Junho, neste caso acima do valor de maio.

Quanto aos empréstimos para outros fins, foram concedidos 166 milhões de euros em Junho.

Ainda segundo o Banco de Portugal, nas novas operações de crédito, as taxas de juro médias eram de 1,94% para compra de casa e de 7,45% para aquisição de bens de consumo.

Já a taxa de juro média do crédito para outros fins situou-se em 4,27%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    10 ago, 2016 Lisboa 15:53
    Voltou as facilidades dos empréstimos loucos. Pede-se empréstimo para a casa e logo eles oferecem mais € para a compra de mobilias, LCDs, vai tudo na carrinho. depois falta um emprego ou divorciam-se e lá fica o empréstimo como cobranças dificeis ou mal parado. Mas os bancos não aprenderam nada?

Destaques V+