Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Peritos republicanos em segurança nacional consideram Trump perigoso

09 ago, 2016 - 09:21

"Trump não tem a personalidade, os valores ou a experiência para ser Presidente" e é “ignorante” no domínio das relações internacionais, afirmam 50 republicanos numa carta aberta. Empresário já reagiu.

A+ / A-

Cinquenta republicanos que exerceram funções importantes na segurança nacional norte-americana consideram que se o candidato do partido, Donald Trump, for eleito, será "o Presidente mais perigoso da história" do país.

Numa carta aberta divulgada esta terça-feira, nomes como Michael Hayden, antigo director da CIA, e John Negroponte, antigo director da agência de segurança nacional e número dois do Departamento de Estado, durante o mandato de George W. Bush, denunciam a ignorância e incompetência do empresário candidato à Casa Branca.

Todos os signatários trabalharam na Casa Branca, no Departamento de Estado ou no Departamento da Defesa, para os Presidentes republicanos, de Richard Nixon a George W. Bush.

Sem apelarem ao voto na candidata democrata, Hillary Clinton, são claros a afirmar, na carta publicada pelo jornal “The New York Times”, que nenhum deles vai votar em Donald Trump.

"O Sr. Trump não tem a personalidade, os valores ou a experiência para ser Presidente", escrevem os 50 republicanos, sublinhando que a sua eleição iria enfraquecer a autoridade moral dos Estados Unidos no mundo.

Declaram ainda que o multimilionário não é qualificado para o cargo, por falta de competências e devido à instabilidade do seu carácter, e lamentam que Trump queira ignorar aspectos elementares da Constituição e do Direito norte-americanos.

Não só Donald Trump é "ignorante" no domínio das relações internacionais, como "não manifestou nenhum desejo de se informar", afirmam, adiantando que o empresário não demonstra disciplina, autocontrolo e é "incapaz de tolerar críticas pessoais".

"Tem alarmado os nossos aliados mais próximos por causa de seu comportamento errático", alertam, "características perigosas num indivíduo que quer ser Presidente, com a responsabilidade do arsenal nuclear dos EUA".

Trump contra-ataca

Em comunicado, o candidato do Partido Republicano considera que não há "nada melhor do que a elite de Washington que falhou a tentar manter os seus poderes".

Donald Trump acusa os signatários da carta de serem "os autores das decisões desastrosas de invadir o Iraque, de permitirem a morte dos norte-americanos em Bengazi e de serem os que permitiram a ascensão do [grupo terrorista] Estado Islâmico".

"Eu proponho uma melhor visão para o nosso país e a nossa política estrangeira, uma visão que não é a de uma família governante na política", declara.

Entre os signatários da carta estão Eric Edelman, antigo conselheiro da segurança nacional do vice-presidente Dick Cheney, Robert Zoellick, antigo diplomata e presidente do Banco Mundial, além de Michael Hayden, antigo director da CIA, e John Negroponte, antigo director da agência de segurança nacional e número dois do Departamento de Estado durante o mandato de George W. Bush.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    10 ago, 2016 Lisboa 13:10
    Joaquim Canas e «Claro!» ou as bocas imbecis e ignorantes de gente que não quer ler e não quer saber dos factos. O agente da CIA, Michael Morell já veio dizer que os EUA, como exército, devem abater russos na Síria. Vocês não lêem e como não lêem, não querem saber. Como não querem saber, preferem errar e dizer asneiras, ao nível do anti-comunismo primário, imbecil e caquético do tempo de Salazar (vosso pai espiritual e senhor).
  • Joaquim Canas
    10 ago, 2016 EUA/USA 01:02
    Caro Miguel: Dito como um fiel camarada do Kremlin.
  • Claro!
    09 ago, 2016 Lisboa 21:03
    Continue, Caro Miguel Botelho. Continue, que recebe uma medalha de Putin! Ou talvez até do Querido Líder! NPois saiba que nunca me passaram despercebidos os erros (graves) dos EUA. Mas um candidato como Trump é algo que está para além da capacidade de tolerância de qualquer ser pensante. Clinton, com todos os defeitos que possa ter, nunca "venderá" o seu País aos Russos. Mas continue, por favor, a comentar os meus comentários. O palco é todo seu!
  • Miguel Botelho
    09 ago, 2016 Lisboa 19:35
    Adoro ler comentários como os de «Claro!» Infelizmente, todos aqueles que apoiaram a guerra no Iraque e não só, já apareceram (numa carta) a declarar que Trump não está preparado para ser presidente da América. São pessoas que estiveram ao lado do «USA Patriot Act», dos ataques com «anthrax», dos abusos dos chamados alertas do “Color Coded Terrorism Threat Level”, das prisões em Guantanamo, das torturas em Abu Ghraib, das mentiras sobre as bombas de destruição massiva, da ocupação e invasão ilegal do Iraque e todo o mal que isso despoletou no Médio Oriente e no Mundo. São pessoas, como Dov Zakheim, Philip Zelikow, Robert Zoellick, Tom Ridge, John Negroponte, Michael Hayden e Michael Chertoff (e mais quarenta outros)… todos estes assinaram a carta em que dizem não acreditar em Donald Trump. Entretanto, eu pergunto a pessoas que escrevem a mensagem, como «Claro!» deixou se continuam a acreditar nas mentiras propagadas por Washington, em que Putin é o novo «papão vermelho» ou se têm coragem para acreditar na verdade dos factos. Quem tem mais armas nucleares no Mundo, com a capacidade de rebentar com este planeta e de extinguir a vida humana para sempre?
  • paulo
    09 ago, 2016 vfx 18:55
    Só agora na corrida final? A "grande democracia dos states".....não será melhor fazer exames psico...qualquer coisa....a este individuo e se se confirmarem não seria de o colocarem num hospicio? ou o dinheiro (milhões) fala sempre mais alto?
  • Claro!
    09 ago, 2016 Lisboa 14:56
    Os nossos comentadores da esquerda pró-Putin a defender Trump! Claro! E quanto a negócios de armas, procurem lá bem quem apoia Trump! Desinformação, é aquilo que o Kremlin gosta muito de fazer.
  • Mário
    09 ago, 2016 Portugal 12:50
    Mas quando foi o Bush eles não se pronunciaram, muito estranho que agora haja peritos, e não os havia com o Bush. Aqui há qualquer coisa muito suspeita.
  • Miguel Botelho
    09 ago, 2016 Lisboa 11:54
    Se Trump é perigoso, Hillary não está em condições de saúde para ser presidente. Os colapsos que teve na pré-campanha e as formas como fingiu estar bem, demonstram que o sistema americano se prepara para pôr alguém doente na Casa Branca. Trump escapa à agenda da guerra que os EUA e a NATO querem impor na Síria, na Rússia e no Irão. Por sua vez, Hillary é candidata escolhida para seguir os ditames da indústria militar norte-americana.

Destaques V+