Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugal atingido por cerca de 800 incêndios em dois dias

08 ago, 2016 - 23:29

Para tentar combater melhor e de forma mais ágil as chamas, o comando nacional de Protecção Civil decidiu deslocar meios do Sul para o Norte do país.

A+ / A-

Os números ainda não são definitivos, mas Portugal foi assolado por cerca de 800 incêndios no domingo e na segunda-feira.

De acordo com o balanço efectuado pelo Comandante da Protecção Civil, José Manuel Moura, domingo foi o dia do ano mais ignições, com um total de 455 incêndios.

Entre a meia-noite e as 19h50 desta segunda-feira, já tinham sido registados cerca de 310 fogos em Portugal, indicou José Manuel Moura, em conferência de imprensa.

No combate aos incêndios de segunda-feira estiveram envolvidos 6.238 operacionais, apoiados por 1.646 meios terrestres e 107 meios aéreos.

Aveiro, Guarda, Porto e Viana do Castelo concentram as situações mais complicadas, indica o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Para tentar combater melhor e de forma mais ágil as chamas, o comando nacional de Protecção Civil decidiu deslocar meios de Sul para Norte.

“Vinte e quatro grupos operacionais deslocaram-se de Sul para Norte. Para momentos de excepção, medidas de excepção, razão pela qual fizemos este balanceamento de Sul para Norte, de alguma forma correndo alguns riscos porque estes distritos também tiveram alguma actividade operacional. Em Beja e Faro há dois incêndios que preocupam”, disse José Manuel Moura.

A Protecção Civil vai manter o “alerta laranja” para terça-feira, o que equivale ao segundo nível mais grave.

Sobre uma alegada falta de meios para combater as chamas, José Manuel Moura admitiu que, "aos olhos de qualquer comandante, os meios nunca são suficientes, mas o dispositivo tem respondido de uma forma dantesca".

Em algumas situações, as equipas portuguesas puderam contar hoje já com a colaboração de elementos espanhóis, no âmbito do protocolo que existe entre os dois países.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Sá Pinto
    09 ago, 2016 Viseu 21:02
    Então e os incendiarios desta vez também irão ficar impunes???
  • graciano
    09 ago, 2016 alemanha 15:01
    culpem os governantes nao culpem a gnr nem as policias porque eles prende e a lei solta os um tipo da um tiro num policia e normal um policia da um tiro num bandido vai para custoias
  • Justo
    09 ago, 2016 Leiria 14:43
    A CULPA É DOS GOVERNANTES: GNR E PROTECÇÃO NÃO FAZEM CUMPRIR A LEI SÓ METEM MEDO! JUNTAS DE FREGUESIAS E CAMARAS SÃO CHAMADOS INCOMPETENTES NÃO ABREM CAMINHOS ANTIGOS, NEM DENUNCIAM PROPRIETÁRIOS ABUSADORES! NÃO SE QUEREM DAR MAL COM NINGUÉM! ORA UM POLITICO QUE PENSA ASSIM NÃO PRESTA! RUA DE IMEDIATO PORQUE NÃO DESENVOLVE PORTUGAL!
  • DR XICO
    09 ago, 2016 LISBOA 12:11
    Não há bombeiros nem aviões que cheguem para apagar tantos fogos, por causas VISÍVEIS NAS TVs todos os dias. Mato, silvas, pasto, arrumados até ás empenas das casas (causa - desleixo). Nas serras -estevas e mato , há que queimar para no outono nas 1ª chuvas rebentarem as pastagens para o gado.... tudo mão criminosa. São sempre os mesmos
  • Luis
    09 ago, 2016 Lisboa 10:59
    Quando é que o Estado limpa as matas que lhes pertence? Quando é criada um legislação a serio para obrigar os proprietarios a limpar a suas matas? Não limpam, penas pesadas. Continuam a não limpar apesar das coimas, confisco para o Estado. Quando, penas pesadas para os incendiários sem qualquer desculpa que são bêbedos, drogados ou malucos? Temos Bombeiros em tudo o que é sitio equipados como deve ser e até temos o serviço de protecção civil. Que se passa então? Não sabem apagar fogos? Os fogos são um negocio? Quanto custam os incendios ao País? Quando é que esta marmelada acaba? Ou há incompetência ou há crime. Exige-se responsabilidades.
  • José Oliveira
    09 ago, 2016 Rio Tinto, Porto 08:49
    Todos os incendiários, com ´curriculo` de anos anteriores devem ser aprisionados no tempo dos fogos (quando a Meteorologia avisa de temperaturas elevadas, já sei que vai haver fogo algures em Portugal Insular ou Continental). Todos os incendiários, que adquiram ´curriculo` devem ser aprisionados no tempo dos fogos. O Parlamento deve criar uma lei em nome do interesse público. A história da limpeza da floresta é ridícula e pateta. Uma floresta não são só árvores, é também as ervas, os tojos, as urzes,.. aonde animais como as perdizes fazem a reprodução; uma floresta tem vários andares e é um ecossistema, vivo). Querem uma floresta só de árvores e cimento em baixo, como nas cidades. Os fogos alimentam grandes negócios desde há 2/3 décadas. Antes também havia altas temperaturas, menos bombeiros, organização e meios e não havia desastres!

Destaques V+