Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugueses identificam proteínas que podem ajudar a combater a tuberculose

05 ago, 2016 - 16:43

Grupo de proteínas ajuda a reparar células danificadas, em caso de tuberculose ou lesão muscular durante a práctica de desporto.

A+ / A-

Um grupo de investigadores do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, identificaram um grupo de proteínas que está na origem da reparação de células.

"Quando o complexo [proteico] existe, a reparação do dano [na célula] ocorre naturalmente", explicou à agência Lusa uma das cientistas, Otília Vieira.

O dano é um “furo” ou “poro” instalado na membrana da célula por um agente patogénico, como é o caso da bactéria da tuberculose.

Este “escudo” de proteínas torna as bactérias, como por exemplo a da tuberculose, menos virulenta e agressiva, pelo que não provoca uma infecção tão grave. Em caso contrário, a infecção torna-se mais grave, o que origina uma “tuberculose fulminante”, explica a cientista.

A equipa de cientistas acredita que as proteínas agora identificadas, que reparam os danos na célula, podem dar pistas para possíveis estudos de novos tratamentos contra a tuberculose ou doenças crónicas.

Otília Vieira explica que os danos na membrana celular e os mecanismos de reparação, também ocorrem nas células do músculo-esquelético e dos neurónios.

Para este estudo os cientistas usaram culturas de células humanas, nomeadamente especialistas na defesa do organismo contra microrganismos como as bactérias.

O estudo foi publicado na revista "Journal of Cell Biology" e contou com a colaboração da Universidade de Coimbra e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+