Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Padre arrastado pela polícia da “igreja dos animais"

03 ago, 2016 - 10:52

O edifício de estilo neogótico vai ser demolido para dar lugar a um espaço de habitação. A decisão tem sido contestada.

A+ / A-

Várias pessoas, incluindo um padre, foram arrastadas esta quarta-feira de manhã pela polícia, em Paris. Participavam num protesto contra a demolição da Igreja de Santa Rita, no 15º bairro da capital francesa.

Algumas pessoas estavam sentadas no chão, em redor da igreja, e foram retiradas à força. O mesmo aconteceu com o padre, que se encontrava no interior da igreja.

Oficialmente, o templo está encerrado desde Outubro do ano passado, mas continua a ser local de culto. A Igreja de Santa Rita é, de acordo com o jornal “Le Figaro”, a única a permitir a presença de animais de estimação durante os serviços litúrgicos.

A bênção anual dos animais, realizada no primeiro domingo de Novembro, atrai centenas de pessoas ao edifício.

A venda do edifício a um consórcio imobiliário está a ser contestado e a acção policial desta quarta-feira mereceu a indignação de vários políticos e outras personalidades na rede social Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vs
    06 ago, 2016 Lisboa 12:12
    Na Holanda a situação está bem pior, as igrejas estão a ser transformadas em Skateparks e lojas de roupa e no Reino Unido (Inglaterra mais propriamente) estão a ser transformadas em casas e bares.Isto anda mau...
  • ZecaFonso
    06 ago, 2016 Lisboa 09:44
    Se fosse uma mesquita as autoridades francesas, nem se atreveram a pensar em deitar a baixo. Repito nem se atreveram a pensar!!!!!---------------- Foi vendida a quem? A um consórcio de capitais muçulmanos?
  • Milai da Piedade
    05 ago, 2016 Santarem 13:23
    Deitam abaixo igrejas católicas e erguem mesquitas em plena Europa!!!! Tenham vergonha e respeito pelo povos europeus!!! É no que dá des-governos de esquerda compostos por traidores e vendidos!!!!
  • Lurdes Bernardo
    04 ago, 2016 Lisboa 18:49
    Estou horrorizada com a forma como se tratam seres humanos...infelizmente já não há respeito e dignidade para com a humanidade...já vale tudo nesta vida...onde se perderam os valores e a pouca vergonha impera...repúdio vivamente tais atitudes
  • Joana
    03 ago, 2016 Lisboa 18:46
    Sim. Os animais foram criados primeiro e merecem tanto respeito como nós. Também eles são Obra de Deus. Seria bom recordar o belíssimo exemplo de São Francisco de Assis.
  • Pedro
    03 ago, 2016 Coimbra 16:13
    Onde estais oh valores da democracia tanto aclamada pelo povo francês outrora!? Onde estais oh fraternidade que embeleza os ideais franceses ? Onde estais oh paz pelo qual foi construido o espaço único? Tudo valores esquecidos num mundo repleto de indecência, desrespeito e ausência de humanismo. Quando se ataca uma cultura, uma fé, um costume ou tradição estamos a abrir caminho para uma sociedade marcada pelo autoritarismo mundano de interesse pessoal sem pensar no meu semelhante. Como Católico, lamento. Que Deus os perdoe! Rezemos.
  • João Titta Maurício
    03 ago, 2016 Baixa da Banheira 15:36
    Não absolvendo nem por um segundo aquilo que me parece ser um acto policial de violência excessiva e desnecessária, no entanto, como católico a primeira dúvida que me surgiu (e que o texto da notícia não esclarece) foi a seguinte: com quem é que o consórcio de construção celebrou o contrato de compra-e-venda do imóvel/igreja? Como desconheço a situação francesa não deveria alvitrar uma hipótese, mas só espero que não estejamos a ser alvo de uma enorme "esparrela"...
  • Marco Almeida
    03 ago, 2016 Olhão 15:26
    Oh Carlos Martins (À luz da palavra de Deus, uma igreja que permite a entrada de animais é simplesmente ridículo. Nunca nas sagradas escrituras tal coisa foi descrita) o contrário também não vêm escrito, portanto fica ao critério de cada padre, e já agora segundo a Bíblia nós fomos os últimos a ser criados por Deus ao 6° dia, portanto eles os animais já cá estavam primeiro, resumindo fomos a última escolha Dele.
  • Portugues
    03 ago, 2016 Porto 15:18
    COISAS SÓ MELHORAM POR "MEDO". MATEM 1 OU 2 GAJOS DOS QUE FAZEM MAL, OU ROUBAM, OU PREJUDICAM O BEM COMUM, QUE LOGO OS OUTROS PASSARÃO A TER MAIS AMOR E RESPEITO AOS OUTROS...
  • Albertina Trindade
    03 ago, 2016 Shalford UK 15:01
    lamentavel esta atitude das autoridades francesas. A opiniao do publico deve prevalecer em detrimento de certos interesses que poem em causa o local de culto e o respeito pela devocao das pessoas em causa.

Destaques V+