Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revista de Imprensa

Anos da troika facilitaram despedimentos e cortes nos salários

03 ago, 2016 - 10:41 • André Rodrigues

Segundo o ‘Diário de Notícias’, um terço dos patrões portugueses consideram que o programa de ajustamento veio facilitar o despedimento individual e os cortes salariais.

A+ / A-
Revista de imprensa europeia (03/08/2016)

“Depois da troika ficou mais fácil despedir”. É o que revela um estudo do Banco Central Europeu e do Banco de Portugal publicado no ‘Diário de Notícias’, segundo o qual 33% dos patrões portugueses dizem ser mais fácil despedir individualmente e baixar salários face a 2010.

O estudo acrescenta que em Espanha e na Grécia são ainda mais evidentes as alterações que facilitam a eliminação de postos de trabalho por parte das empresas.

O ‘Jornal de Notícias’ publica um artigo de opinião de Emídio Gomes. O professor catedrático da Universidade do Porto fala sobre “O silêncio da Grécia” ao longo das últimas semanas em que as hipotéticas sanções a Portugal e Espanha estiveram em cima da mesa.

Emídio Gomes recua a Janeiro de 2015, o momento em que Alexis Tsipras assumiu a liderança do governo de Atenas. Passada a euforia, a Grécia rejeitou em referendo a austeridade imposta pelos credores. Tsipras demitiu-se, vieram novas eleições e um terceiro resgate negociado em condições bem mais desfavoráveis. Emídio Gomes conclui, neste seu artigo no ‘JN’, que esse é o lado mais obscuro das crises e estabelece um paralelo com a realidade portuguesa: “a ilusão das soluções milagrosas normalmente desfaz-se quando confrontada com a realidade”.

No ‘Público’, “Bruxelas abre investigação a decisão da ANACOM sobre a rede de fibra da PT”.

A Comissão Europeia quer saber se a decisão de não impor à PT que abra a rede de fibra a outras empresas viola as regras comunitárias da concorrência. Em causa, escreve o jornal , está o acesso de outros operadores à infra-estrutura da PT nas regiões consideradas não competitivas e onde não se antecipam investimentos significativos nas redes de fibra.

Ainda no ‘Público’, “Que futuro? Qual Europa?”.

João Caraça escreve um artigo de opinião onde refere que, após o Brexit, dificilmente o Reino Unido recuperará o prestígio. Diz o professor universitário que “uma nação refém dos Estados Unidos tão cedo não funcionará de novo como um farol dos valores democráticos”.

Quanto à França dificilmente sairá da armadilha da união política das duas alemanhas. E conclui: “ainda teremos de agradecer à velha Inglaterra o ter impedido a formação do IV Reich”.

O jornal ‘i’ fala de “Dijsselbloem. O falcão do Eurogrupo que pode ser varrido do mapa em 2017”.

É que faltam nove meses para as eleições na Holanda mas as sondagens indicam que o partido trabalhista, a família política do presidente do Eurogrupo, pode ser um dos grandes derrotados.

Se isso acontecer, o jornal antecipa “o fim da carreira de Jeroen Dijsselbloem à frente do Eurogrupo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+