Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa cria comissão de estudo sobre o diaconado feminino

02 ago, 2016 - 13:21 • Ana Lisboa

O organismo é coordenado pelo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Luís Francisco Ladaria Ferrer.

A+ / A-

O Papa Francisco decidiu instituir esta terça-feira uma Comissão de Estudo sobre o Diaconado Feminino.

Esta Comissão é constituída por doze membros: seis homens - bispos e sacerdotes - e seis mulheres - religiosas e leigas.

No dia 12 de Maio, num encontro com a União Internacional de Superioras Gerais (UISG) de institutos religiosos, o Papa tinha anunciado que iria criar uma comissão para estudar a possibilidade do diaconado feminino.

Neste encontro, o Santo Padre falou da inserção das mulheres na vida da Igreja e dos “obstáculos” que ainda encontram. Referiu-se ainda ao pouco protagonismo das mulheres – leigas e consagradas – nos processos de decisão da Igreja e na pregação.

O diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, seguindo-se o sacerdócio e o episcopado, actualmente reservado aos homens.

Francisco já tinha defendido na sua primeira exortação apostólica - “A Alegria do Evangelho” - que a Igreja Católica teria de “ampliar os espaços” para uma presença feminina “mais incisiva”.

Francisco quer ver essa presença alargada aos “vários lugares onde se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais”.

A exortação apostólica deixa claro, no entanto, que o “sacerdócio reservado aos homens, como sinal de Cristo Esposo que Se entrega na Eucaristia”, é uma questão que “não se põe em discussão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+