Tempo
|
A+ / A-

Morreu o “Sr. Atletismo”. Moniz Pereira tinha 95 anos

31 jul, 2016 - 21:12

Sporting, Benfica, Presidência da República, primeiro-ministro, atletas. São já muitas as reacções à morte do professor Moniz Pereira.

A+ / A-

O Sporting confirmou este domingo a morte de Mário Moniz Pereira, o mais premiado treinador de atletismo de Portugal.

A informação foi avançada pelos leões através do Twitter oficial.

O presidente do Sporting falou sobre Moniz Pereira: “É apenas um abandono físico. Parte com a noção completa da excelente obra que deixa, o engrandecimento do atletismo do Sporting e nacional. Tem um espólio magnífico – talvez um dos mais ricos a nível dos Jogos Olímpicos. Esteve presente em tudo. É um homem com uma vida que todos podemos invejar. Entregou-se completamente à sua paixão e conseguiu por Portugal no mais alto estágio. Podemos lembrar 1984 quando Carlos Lopes fez ouvir pela primeira vez o hino nacional nos Jogos Olímpicos. São marcas ímpares no atletismo. É impossível deixar de sentir diariamente a sua presença. Uma obra tão grande não desaparece só porque fisicamente deixou de estar connosco”.

Em declarações à SIC, Bruno de Carvalho deixou ainda um desafio: “Quem não conhece, que veja a sua história. É uma história que ultrapassa o Sporting. Ganhou tudo e é uma das figuras incontornáveis e vai continuar a ser uma presença para as gerações futuras”.

Moniz Pereira, que tinha 95 anos, foi o responsável pelas carreiras de Carlos Lopes, Fernando Mamede e os gémeos Castro, entre outros. Nos leões, foi atleta, treinador e dirigente.

Campeões olímpicos

Carlos Lopes, antigo campeão olímpico e atleta de Moniz Pereira, actual coordenador do atletismo no Sporting, disse à Renascença que “é sempre complicado falar-se de uma pessoa que é o expoente máximo do desporto em Portugal. Foi uma perda tremenda, mas também deixa uma marca tremenda difícil de igualar pela sua acção, a sua capacidade de persistência e a sua capacidade de acreditar”.

Quem também já reagiu foi Nélson Évora, outro campeão olímpico.

O presidente do Benfica diz que “perdeu-se uma grande referência do Atletismo português e do pensamento desportivo”. “Moniz Pereira contribuiu decisivamente para a formação de grandes atletas e inspirou-os para a vitória. Sabia defender os supremos valores do Desporto, com muito trabalho e respeitando os interesses das entidades que representou com elevada dedicação e competência. Todos os que gostam de Desporto partilham, hoje, um verdadeiro sentimento de pesar”.

António Ribeiro Cristóvão, jornalista e comentador da Renascença, considera que “Mário Moniz Pereira foi seguramente uma das figuras mais notáveis do desporto português dos últimos 50 anos, não apenas por aquilo que fez na área do atletismo – que projectou a nível internacional com o aparecimento de atletas com base no seu trabalho e da sua entrega e, a partir daí com a conquista de medalhas em Jogos Olímpicos, campeonatos do Mundo e campeonatos da Europa – mas sobretudo pelo entusiasmo que conseguiu suscitar em muitos jovens”.

Ribeiro Cristóvão recorda que o Sr. Atletismo foi também colaborador da Renascença nos anos 80.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já reagiu, “com muita emoção”, à morte de Moniz Pereira. O Chefe de Estado considera que “era um Homem Bom, que deixa uma vida repleta de bons exemplos, de devoção ao Desporto e aos desportistas, tendo ele próprio sido uma glória do atletismo nacional.”

Marcelo considera que “o seu exemplo reforça ainda mais a vontade de todos os desportistas nacionais de se superarem e obterem resultados que o honrem e o recordem como grande motivador do nível que o nosso atletismo e nosso desporto têm atingido.”

Por sua vez, o primeiro-ministro António Costa recorda que "Moniz Pereira foi “grande atleta, recordista, dirigente e treinador de campeões”.

Para além de atletismo, Mário Moniz Pereira praticou outros desportos e gostava também muito de música e de fado e foi responsável por vários que ficaram no ouvido dos portugueses. Ouça aqui "Valeu a pena" pela voz do próprio.

[Actualizado às 00h22]
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Coutinho
    01 ago, 2016 V. franca de Xira 18:52
    Moniz Pereira foi um grande Homem, deu bom exemplo como, devemos estar neste Mundo. de Maria Coutinho
  • carlos.goncalvs@sapo
    01 ago, 2016 Almada 15:12
    Portugal, fica mais triste porque deixou mais um filho . Um filho de sua nação. Um filho que dedicou toda a sua a vida ao desporto. É este o HOMEM GRANDE que devemos prestar homenagem . Este sim, é um FAMOSO, CELEBRIDADE uma ESTRELA . Fez muito por nossa Nação . Sinceras condolências á família . Um grande MONSTRO SAGRADO DO ATLETISMO PORTUGUÊS . disse.
  • observer
    31 jul, 2016 aqui&ali 23:32
    É com enorme pesar, comoção e tristeza que vimos partir o grande Professor Moniz Pereira "O Senhor Atletismo". Até sempre Professor
  • agostinho v couto
    31 jul, 2016 usa 21:46
    No comentario anterior por lapso esqueci'me de de apresentas as mais sinceras condolencias a familia ,peco pperdao pelo sucedido ,,aceitem os meus mais sinceros ,,cumprimentos ,, ele merece tudo
  • agostinho v couto
    31 jul, 2016 usa 21:38
    Uma grande perda nao so para o atletismo mas sim para o desporto em geral nao so para o ,sporting mas sim para todo o pais e para o mundo ,, Mario Moniz Pereira era uma figura ,,universal , acima de qualquer clubismo ,vamos concerteza sentir a sua falta e saudade ,obrigado por tudo o que fizestes e ,,descansa em paz ate sempre,,os Ceus teem mais uma Estrela e DEUS tem mais um amigo junto DELE

Destaques V+