Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Almoço com Francisco. “Tudo o que o Papa disse ficou impresso no meu coração"

30 jul, 2016 - 14:57 • Aura Miguel , em Cracóvia

A Renascença falou com um dos jovens convidados para uma refeição com o Papa, em Cracóvia. José Pastena ficou ao lado de Francisco e conta como o Santo Padre deixou toda a gente "muito à vontade".

A+ / A-

“Tudo o que o Santo Padre disse ficou impresso no meu coração e vai servir para toda a minha vida”, afirma José Pastena, um jovem brasileiro que este sábado almoçou com o Papa Francisco, em Cracóvia.

Em entrevista à Renascença, José Pastena conta como foi o encontro na arquidiocese de Cracóvia, à margem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Como foi o almoço com o Papa?

Foi fantástico. Eu tive o privilégio de me sentar ao lado do Santo Padre. O Santo Padre deixou-nos muito à vontade, ele estava muito à vontade connosco.

O que mais o impressionou?

Para mim, o que mais impressiona é a pessoa do Santo Padre, porque nós vemos que ele não vive para si, mas ele vive para a Igreja e para o mundo.

Mas como é que isso se percebia?

Pela atenção e porque víamos que o Santo Padre estava bastante cansado, mas sempre sorrindo, sempre nos acolhendo e tudo o que ele fala tem sempre uma resposta baseada no Evangelho. O Papa consegue fazer, no concreto, aquilo que ele reza e aquilo que são os seus princípios e isso impressionou-me muito.

E o que disse ao Papa Francisco?

Perguntei como reza o Santo Padre. Ele disse-nos que quando rezamos não podemos rezar para um Deus que é uma ideia, mas uma pessoa, nós relacionamo-nos com uma pessoa, que é Jesus, que é o Pai e o Espírito Santo. Ele disse que gosta muito de rezar deixando-se olhar por Deus.

E qual foi a ementa da refeição com o Papa?

Foi muito bom [risos]. A entrada foi uma sopa com pedacinhos de carne e flor de abóbora. Muito gostoso. Depois tivemos um prato típico polaco, que é pierogi; depois foi arroz com carne de porco, no final tivemos uma sobremesa de queijo branco e café. Pensei que ia ficar muito nervoso, mas o Santo Padre deixou-nos muito à vontade. Tudo o que o Santo Padre disse ali ficou impresso no meu coração e vai servir para toda a minha vida.

A Renascença com o Papa Francisco na Polónia. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+