Tempo
|
A+ / A-

Cristas diz que Governo tem agora “contadores a zero"

30 jul, 2016 - 00:29

Líder centrista considera que, a partir de agora, não se pode culpar o anterior Executivo de nada.

A+ / A-

A presidente do CDS diz que o Governo tem os "contadores a zero" e já não pode culpar o anterior executivo pela execução orçamental, depois de a Comissão Europeia ter cancelado as sanções a Portugal por défice excessivo.

"Na verdade, os contadores estão a zero. Neste momento, já não é possível ao actual Governo deitar as culpas sobre o anterior Governo. Tentaram, tentaram, quando nem se esforçaram técnica e politicamente para defender um défice de 2015 abaixo de 2%", criticou Assunção Cristas, em Almancil, no concelho algarvio de Loulé, no discurso que proferiu no jantar do 42.º aniversário do partido.

A líder "centrista" considerou que, "felizmente, houve quem na Comissão Europeia tivesse bom senso" e recordou a intervenção nesse sentido de alguns dos responsáveis da Comissão Europeia ligados ao Partido Popular Europeu, ao qual o CDS também pertence.

"O presidente da Comissão é da nossa área politica e nós ajudámos a eleger e recordo que o comissário português, Carlos Moedas, também lutou e também é da nossa área política. Portanto, não venham os socialistas nem a esquerda radical a querer dar lições a esta área, porque se há um ganho de causa nesta matéria, esse ganho de causa é de todos os portugueses", afirmou.

Assunção Cristas lembrou ainda que os portugueses "fizeram muitos esforços e muitos sacrifícios" e "o trabalho de muitos e também do CDS" permitiu dizer "que as sanções eram injustas, inapropriadas, desadequadas e que era preciso olhar para o esforço dos portugueses e ter bom senso".

A dirigente do CDS frisou que o Governo e a maioria parlamentar que o sustenta "já não pode utilizar a vitimização europeia" e advertiu que "esse discurso acabou" e que "agora sim, os contadores vieram a zero".

"O Bloco de Esquerda deixou de ter brinquedo, agora vai ter que falar de outras coisas, já não pode culpar Bruxelas e a Europa e vai ter que assumir as suas responsabilidades, que são muitas nesta austeridade que já é deles e vai continuar a ser deles", acrescentou.

Assunção Cristas criticou as opções que foram tomadas pelo Governo, como o aumento dos combustíveis, ou as que disse estarem em preparação, como alterações no imposto sucessório e a implementação de progressividade no Imposto sobre Imóveis (IMI).

A líder do CDS assegurou que o seu partido continuará a fazer "uma oposição calara a este Governo das esquerdas radicais", que "falhou redondamente na criação de emprego" e está a "criar instabilidade" e "falta de confiança" no sistema financeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Coitada!
    31 jul, 2016 lx 14:23
    Da moçoila! Bem pode esganiçar-se que os Nunos Melos, estão à espreita da oportunidade para avançarem! A montanha pariu um rato!...
  • Esquerdas radicais?
    31 jul, 2016 lis 14:18
    Não se nota nada!...Notou-se, isso sim, e nos bolsos de milhões de portugueses, a maioria das direitas radicais, durante 4 anos que estiveram a varrer para debaixo do tapete o que foram incapazes de resolver! Tudo isto depois de terem posto os portugueses a pão e água, sacrificando-os para além do que era necessario, para nos enganarem com a famigerada "saida limpa"!...Claro que a sujidade de milhares de milhões, ficou debaixo do tapete, para os contribuintes continuarem a pagar!
  • Oh Jorge e Rodolfo
    30 jul, 2016 Lx 19:45
    Tirem as vendas dos olhos e afastem o facciosismo..... A cegueira deturpa o raciocínio....A Esquerda está a ganhar cada vez mais terreno, já olharam para as ultimas sondagens de intenção de voto, para o Correio da Manhã? Ah pois é....já ninguém acredita nesta corja de chico espertos...nem a Europa que apoiou a Esquerda reconhecendo as asneiradas medonhas da coligação em 4 anos de desgraças
  • Que lata
    30 jul, 2016 Lisboa 17:49
    Ainda que existam algumas pessoas cegas, a deixarem-se ludibriar por esta pantomineira armada em gente importante, eu já nem a posso ouvir...causa-me uma repulsa que tenho que mudar de canal. Que pessoazinha tão medíocre e anedótica.....
  • ana
    30 jul, 2016 bruxelas 13:58
    Cristas Vai para Angola á não enganas mais ninguem ..... Viva o governo da esquerda todos os laranjas só são a favor dos ladrões ricos.....
  • Esta troca tintas
    30 jul, 2016 Lis 12:51
    Não vai ser lider por muito tempo! Lá dentro do TucTuc já começam a ver que não está a conseguir arranjar muitos clientes!...
  • Ó jorge
    30 jul, 2016 Pt 12:47
    Em Coimbra! Para xico esperto não lhe falta nada, mas para inteligente falta-lhe muito!...Pertence à equipa dos incendiários e da terra queimada!
  • Rodolfo
    30 jul, 2016 Lisboa 12:46
    Entre todos as politicas e politicas em Portugal , é a única que tem bom senso, inteligência e capacidade para governar este Pais. Infelizmente o maioria do Povo não pensa , pelo que estamos nesta embrulhada e com a economia completamente parada.
  • Manuel
    30 jul, 2016 Aveiro 11:50
    Fico espantado com o que esta líder partidária do Cds diz hoje e ainda na semana passada dizia o seu contrário. É preciso ter lata e não ter qualquer pinga de carácter. Polítcamente incorrecta , mentirosa e troca tintas. Ontem toda a responsabilidade das sanções eram do actual governo e não do défice de 2015. Agora foi tudo invertido e afinal já era de défice de 2015 e que foram os queridos comissários da direita que se uniram para não sancionarem Portugal. Tanta aldrabice junta mete nojo e mentir tanto em tão pouco tempo é demasiado perigoso.
  • Luis Santos
    30 jul, 2016 Almada 11:42
    Está enganada Dra. Cristas! Ainda há muita coisa a culpar ao anterior governo embora o António Costa já tenha devolvido algumas coisas ao povo que vocês tinham tirado ainda faltam muitas coisas. Só quando for tudo devolvido então pode dizer que vai começar da estaca zero. Espero que seja para breve!

Destaques V+