Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia manda EUA e UE “meterem-se nos seus assuntos"

30 jul, 2016 - 00:07

Erdogan não perdoa as reacções internacionais no pós golpe de Estado no país.

A+ / A-

O Presidente turco mandou os Estados Unidos e a União Europeia (UE) meterem-se nos seus assuntos, depois das críticas dos ocidentais sobre a repressão sobre as pessoas suspeitas de envolvimento no golpe de Estado falhado.

"Alguns dão-nos conselhos. Eles dizem que estão preocupados. Metam-se nos seus assuntos! Olhem para os seus próprios actos", disse Recep Tayyip Erdogan, a partir do palácio presidencial.

"Nem uma única pessoa veio para dar condolências, nem a União Europeia ... ou do Ocidente". E, então, eles dizem que 'Erdogan tem tanta raiva'!", sublinhou o Presidente, já irritado.

"Esses países ou líderes que não estão preocupados com a democracia da Turquia, com a vida do nosso povo, com o seu futuro - estão preocupados com o destino dos golpistas -, não podem ser nossos amigos", acrescentou.

Erdogan prometeu tomar todas as medidas, "dentro dos limites da lei", para a Turquia levar à justiça os autores da tentativa de golpe, que ocorreu a 15 de Julho e no qual morrem mais de 200 pessoas.

O Presidente turco acrescentou que, num gesto de boa vontade, abandonou centenas de processos lançados contra pessoas acusadas de o insultar. As autoridades haviam dito, no início deste ano, que mais de 2.000 pessoas estavam sendo processadas por insultar o Presidente turco.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje também que a Turquia conseguiu erradicar todos os elementos militares ligados ao clérigo Fethullah Gülen (que vive nos Estados Unidos), depois da demissão de quase metade de seus generais e a prisão de muitos militares.

"Nós vamos tornar as nossas forças armadas mais fortes e vamos trabalhar para tornar este país mais seguro", disse Yildirim.

Nos últimos dias, a forças de segurança turcas têm detido milhares de pessoas, como jornalistas, professores universitários, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    30 jul, 2016 Portugal 14:09
    Metam-se nos seus assuntos! Olhem para os seus próprios actos", Nisso tem toda a razão Erdogan... Mas lembre-se que a maioria dos europeus não querem ver a Turquia na EU, nem na Nato. O correctamente politico e seus seguidores doentes mentais é que querem, não os povos. Por isso não há referendos a perguntar a nossa opinião, pois sabem que a maioria votaria contra tanto por uma possível adesão como a vossa permanência na Nato.
  • paulo
    30 jul, 2016 vfxira 08:49
    Espero que agora a Turquia fique de fora da UE,nada tem a ver com os costumes,usos e hábitos democratas da europa.
  • jinginha
    30 jul, 2016 coimbra 03:52
    Quem o inimigp poupa em suas mãos morre.

Destaques V+