Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

3400 migrantes resgatados só esta sexta-feira ao largo da Líbia

29 jul, 2016 - 20:04

Guarda costeira italiana fez este balanço depois de 34 operações de salvamento.

A+ / A-

Mais de 3.400 migrantes foram resgatados esta sexta-feira ao largo da costa da Líbia em 34 manobras de salvamento, divulgou a guarda costeira italiana, que coordena as operações de resgate naquela zona.

"Coordenação de 34 operações de salvamento, mais de 3.400 vidas salvas", informou a guarda costeira italiana na sua conta na rede social Twitter.

Cerca de 1.400 migrantes foram socorridos por navios da Marinha italiana que patrulham as águas ao largo das costas líbias, outros foram resgatados por embarcações envolvidas na operação naval europeia contra as redes de traficantes no Mediterrâneo, designada "Sophia", ou por navios humanitários.

A associação SOS Mediterrâneo, cujo navio "Aquarius" socorreu um total de 236 pessoas, publicou na rede social Twitter imagens de mulheres a chorarem e a cantarem de alegria após o seu resgate e que testemunham o elevado grau de desidratação dos migrantes depois de passarem menos de um dia no mar.

Na quinta-feira, a guarda costeira italiana tinha anunciado ter coordenado o resgate de 1.095 migrantes ao largo da costa da Líbia.

Se o acordo controverso firmado entre a União Europeia (UE) e a Turquia e o encerramento da rota migratória dos Balcãs reduziram significativamente o número de chegadas na Grécia, o fluxo migratório proveniente da África Ocidental e da região do Corno de África em direcção a Itália, via Líbia, mantém-se regular.

Segundo o último balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) divulgado antes destas últimas operações de salvamento, mais de 89.000 migrantes chegaram às costas italianas desde o início do ano, um número comparável com os dados registados entre Janeiro e Julho do ano passado, altura em que foram contabilizadas 93.000 entradas.

Mais de 3.000 migrantes já perderam a vida este ano ao tentar realizar a travessia do Mediterrâneo, sobretudo na rota do Mediterrâneo central (rota utilizada pelos fluxos migratórios provenientes do norte de África com destino a Itália e Malta), de acordo com as últimas estimativas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    29 jul, 2016 Portugal 20:38
    Serão Sírios? Mulheres e crianças? Não só homens e Negros vindos de algum País Africano. Isto há muito que devia ter parado caso os encontrem no mar ajuda-los a voltar por onde vieram a fim de desencorajar futuras migrações. Não vi nenhum referendo perguntando-nos se estamos de acordo com este flagelo, e se queremos receber esta gente. Temos unicamente de comer e calar. Os ingleses negaram isto e estou certo todos os Países Europeus também. Por qualquer razão por nós desconhecida só os governantes os querem ninguém mais. Não se admirem caso organizações Nacionalistas comecem a ganhar cada vez mais simpatia pela Europa.

Destaques V+