Tempo
|
A+ / A-

Volta a Portugal 2016

Volta. Vitória italiana mantém Mestre de amarelo

29 jul, 2016 - 17:24

Francesco Gavazzi impôs-se ao "sprint" na chegada empedrada de Fafe, mas com polémica a envolver José Gonçalves. Alentejano da EFAPEL concluiu dia igualmente na frente e aproveitou bonificação para manter a liderança da geral individual.

A+ / A-

O italiano Francesco Gavazzi (Androni) venceu, esta sexta-feira, ao "sprint", a segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta, que ligou Viana do Castelo a Fafe, na extensão de 160 quilómetros, sendo o primeiro estrangeiro a triunfar na edição deste ano. Daniel Mestre (EFAPEL), que partiu para a tirada de hoje de amarelo, mantém a liderança da geral individual.

O braço de Vicente de Mateos e a vitória de Gavazzi

A chegada final, no empedrado da Praça 25 de Abril, foi disputada de forma intensa e terminou de forma controversa. À entrada para o último quilómetro, a W52-FC Porto liderava o pelotão que vislumbrava a vitória mas o ataque de José Gonçalves (Caja Rural) "destruiu" a cadência que se verificava.

Nos últimos 300 metros, o corredor da equipa espanhola vacilou e acabou por protagonizar um momento de dúvida com a perseguição incessante de Vicente de Mateos (Louletano). O espanhol protestou com a trajectória do ataque de Gonçalves, mas o colégio de comissários da Volta não vislumbrou qualquer irregularidade.

No meio de tudo isto, aproveitou Gavazzi para "sprintar" de forma decidida para o triunfo, ajudando o actual líder da classificação. O transalpino, que integra a equipa mais credenciada da Volta, finalizou o dia com o tempo de 4h12m43s e subiu ao terceiro lugar da geral.

As contas da geral

Daniel Mestre, detentor da camisola amarela, poderia até ter perdido a liderança da geral para José Gonçalves. Contudo, o facto de ter terminado com o mesmo tempo do vencedor e de ter bonificado na meta volante de Barroselas acabou por dar uma ténue vantagem ao corredor alentejano da EFAPEL.

O ciclista de Almodôvar perde três segundos para José Gonçalves, ficando com outros três de avanço sobre o compatriota da Caja Rural e nove sobre Francesco Gavazzi.

EFAPEL inspirada

No dia em que o pelotão enfrentou, pela primeira vez, o mítico "salto" da Pedra Sentada, icónico trajecto de 2,2 quilómetros do desporto motorizado, a EFAPEL acabou por ser, uma vez mais, a grande protagonista do dia, realizando mais uma etapa assinalável.

O grupo protegeu Daniel Mestre, "puxando" o camisola amarela durante toda a tirada, anulando as fugas e conseguindo meter a favorita W52-FC Porto no "bolso".

Para este sábado está reservada a terceira etapa em linha, numa ligação de 158 quilómetros entre Montalegre e Macedo de Cavaleiros. O pelotão enfrenta dois prémios de Montanha em Mosteiró de Cima e na Serra de Bornes e passará por três metas-volantes em Boticas, Valpaços e Mirandela.

78ª Volta a Portugal em bicicleta
Geral individual (Top 10)

1 Daniel Mestre (EFAPEL) 8h38m44s

2 José Gonçalves (Caja Rural) a 3s

3 Francesco Gavazzi (Androni) a 9s

4 Vicente de Mateos (Louletano) mt

5 Jóni Brandão (EFAPEL) a 15s

6 Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) a 16s

7 Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 17s

8 Jesus Ezquerra (Sporting-Tavira) a 19s

9 João Gaspar (Funvic) a 21s

10 Stefan Schumacher (Christina Jewelry) mt

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    30 jul, 2016 palmela 13:08
    Menina isabel estou a por o meu raciocinio a trabalhar! Todos os comentarios xenofobos de apoio a quintino aires sao contra manuel luis goucha uma vez que ele se mostrou contra a xenofobia! Se a tvi nao afasta o quintino quem fica fica a perder e o manuel luis goucha!
  • Rosinda
    30 jul, 2016 palmela 11:17
    Temos muita gente racista senhor paulino! Ate funcionarios da plural se dao ao luxo de fazer comentarrios xenofobos.
  • Rosinda
    30 jul, 2016 palmela 11:03
    Nao ha noticias sobre quintino aires?

Destaques V+