Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​IRS. Falta reembolsar 4% das declarações entregues

29 jul, 2016 - 12:02 • Sandra Afonso

Prazo legal para pagar os reembolsos termina a 31 de Agosto.

A+ / A-

Esta sexta-feira de manhã, faltavam reembolsar 4% das declarações de IRS entregues, segundo dados do Ministério das Finanças. Esta percentagem representa 105 mil declarações.

De acordo com a informação avançada à Renascença, já foram devolvidos 2,25 mil milhões de euros até 28 de Julho, o que corresponde a 96% do total de declarações de IRS entregues. As autoridades fiscais não indicam, no entanto, a que fase ou fases se referem os 4% de declarações ainda por reembolsar.

"A esta data as ordens de reembolso são superiores às do período homólogo de 2015 em perto de 58 mil reembolsos, o que corresponde a um acréscimo de 2,34%", acrescenta nota.

O gabinete de Mário Centeno recorda, no entanto, que “entre a autorização de reembolso e a creditação na conta bancária do contribuinte decorrem cerca de quatro dias”.

A mesma fonte adianta que o ministério conta concluir a operação de reembolsos até ao fim do mês, "salvo situações mais complexas".

O prazo legal para pagar os reembolsos termina a 31 de Agosto. A entrega de declarações de IRS decorreu até ao fim do mês de Abril para os pensionistas e trabalhadores dependentes. Todos os restantes contribuintes entregaram a declaração anual de impostos até ao fim de Maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JF
    31 jul, 2016 Porto 10:14
    Votem nestes nabos ... Nem pcp ... Nem bloco... Nem a histerica de Os Verdes ... Dizem nada! Tudo feito!!!
  • Ao aldrabões sim
    30 jul, 2016 Lis 00:10
    105 mil são centenas de milhar? Só se for na sua universidade de verão!...Reveja a sua aritmética!
  • Afonso Dias
    29 jul, 2016 Espinho 16:31
    Falta reembolsar muito mais! Entreguei a minha declaração IRS separada em Abril, em Maio, como a minha esposa é trabalhadora independente, verificamos que compensava entregar em conjunto, o que fizemos, mas como tinha entregue uma em separado, tive de pedir a anulação desta. Fi-lo em Maio, e hoje fiquei a saber que o sistema informático ainda não está preparado para anular declarações e não sabem quando vai estar. Como eu, estão milhares de contribuintes, segundo informação das Finanças! Por isso 4% é um valor ao calhas.
  • ALDRABÕES, sim!
    29 jul, 2016 Lisboa 15:43
    "Como é que estão centenas de milhar de portugueses à espera, se estão em causa apenas 105 mil declarações por reembolsar?" Prova que estão "apenas" 105 mil declarações por reembolsar.
  • Americo Dias
    29 jul, 2016 Maia 15:42
    MENTIROSOS |||
  • AF
    29 jul, 2016 BRAGA 15:37
    Comentários? Uma situação de que tomei conhecimento hoje e comprovei: A contribuinte entregou declaração, 2ª. Fase, em 02 de Maio; validada como certa em 23 de Maio e mantendo essa informação ate 26 de Julho; em 27 de JULHO passa a constar nº. de liquidação e valor do reembolso. Hoje a informação é que a declaração apresenta divergências relativamente ao CAE.!!!!
  • Maria
    29 jul, 2016 Lisboa 15:08
    Se pagarem onde fica a "almofada"? Debaixo da cama, lol.
  • 29 jul, 2016 15:01
    Como é que o governo quer que a Malta cumpra!! Ele é o primeiro a dar o mau exemplo!!!
  • Hugo Silva
    29 jul, 2016 Lisboa 14:53
    Tenho pena em viver num país em que tanto se fala equidade mas somente para os privados. Questionei a Autoridade Tributária e Aduaneira sobre a situação da minha declaração entregue em 2016/05/02 e validada em 2016/05/16 e desde essa data nunca mais teve evolução. Caso, fosse o cidadão "normal" a falhar o prazo de entrega, seria penalizado (Multas / Coimas / Ordenado Penhorado) mas como é a máquina fiscal não pode existir penalização. Mas em que país vivemos hoje em que o estado faz o que quer? Neste momento, vivemos "liderados", caso seja possível chamar-se "liderança" a quem nos governa, visto que um simples pedido de esclarecimento, gerou uma resposta mal educada e sem conclusões para mim. Neste momento, gostaria de ser contactado pelos nossos líderes parlamentares, principalmente pelo Bloco de Esquerda, Os Verdes e o PCP para demonstrar a minha indignação pelas questões frequentes com que sou deparado todos os dias e que perante a necessidade de cumprir com os meus deveres fiscais, tenho de obter as respostas através de outras entidades, visto que os funcionários da administração central "nunca sabem nada" ou simplesmente nunca querem saber.
  • artur carvalho
    29 jul, 2016 Lisboa 14:52
    Estes são uns verdadeiros pantomineiros.... e vendedores da banha da cobra. Há mais de 2 meses que aguardo e não fui reembolsado ainda e vou de férias sem contar com esse dinheiro. A propaganda desta esquerda trauliteira e folclórica é uma vergonha, típica de vendedores de ilusões. Tudo está bem mesmo contra as posições das instituições, nada se passa neste cantinho à beira mar plantado....A União Europeia poê um caderno de encargos e de austeridade e estes pantomineiros dizerm que viraram a página da austeridade...UMA MENTIRA PEGADA.

Destaques V+