Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O “sim” de Hillary, o apelo à união e a receita para derrotar o Estado Islâmico

29 jul, 2016 - 07:08

No discurso de aceitação, a candidata falou directamente ao seu rival Donald Trump, distanciando-se das ideias do candidato republicano multimilionário.

A+ / A-
O "sim" de Hillary. "Quando não há tectos, o céu é o limite"
O "sim" de Hillary. "Quando não há tectos, o céu é o limite"

A ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, aceitou esta sexta-feira a nomeação como candidata presidencial pelo Partido Democrata, tornando-se na primeira mulher a ser nomeada candidata à Casa Branca por um grande partido.

"É com humildade, determinação e uma confiança sem limites na promessa da América que eu aceito a vossa nomeação para a Presidência dos Estados Unidos", disse a antiga primeira-dama sob aplauso dos participantes convenção nacional em Filadélfia.

No discurso de aceitação, Clinton falou directamente ao seu rival Donald Trump, distanciando-se das ideias do candidato republicano.

“Não acreditem em ninguém que diga ‘eu, sozinho, vou melhorar tudo’. Sim, essas foram mesmo as palavras de Donald Trump em Cleveland. Ele está a esquecer-se de cada um de nós. Os americanos não dizem eu, sozinho, vou melhorar tudo. Dizem juntos, vamos resolver tudo”, afirmou num apelo à união dos norte-americanos.

Clinton falou ainda sobre as suas ideias para derrotar o terrorismo, em concreto, o auto-proclamado Estado Islâmico. “Vamos atingir os seus santuários pelo ar e apoiar forças locais que os enfrentam no terreno. Vamos fortalecer os nossos serviços secretos para que possamos detectar e prevenir ataques antes de eles acontecerem. Vamos interferir com os seus esforços online para recrutar os nossos jovens”, disse, acrescentando: “não vai ser fácil ou rápido, mas não se enganem: vamos triunfar”.

Hillary Clinton, de 68 anos, agradeceu ainda ao antigo rival nas primárias democratas e aos seus apoiantes.

"Quero agradecer a Bernie Sanders e a todos os apoiantes aqui e em todo o país, quero que saibam que eu vos ouvi”, disse a agora candidata oficial a Presidente dos EUA.

"A vossa causa é a nossa causa", afirmou.

Apoiantes e adversários reagem

"Grande discurso. Ela está testada. Ela nunca desiste. É por isso que Hillary Clinton deve ser a nossa próxima Presidente dos Estados Unidos", escreveu na rede social Twitter o Presidente Barack Obama.

Já o candidato republicano às eleições presidenciais de 8 de Novembro, Donald Trump, disse que "ninguém tem pior julgamento do que Hillary Clinton - a corrupção e devastação segue-a para onde quer que ela vá".

Donald Trump continuou o ataque noutro 'tweet': "O nosso modo de vida está sob ameaça do islão radical e a Hillary Clinton não consegue dizer as palavras".

O senador Bernie Sanders, seu rival durante as primárias democratas, felicitou Clinton. "Felicito Hillary Clinton por este feito histórico. Somos mais fortes juntos", publicou também no Twitter.

Também o marido e ex-presidente norte-americano Bill Clinton manifestou o seu apoio na rede social: "Mais do que nunca, estou com ela, a nossa próxima Presidente".


[notícia actualizada às 9h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Delgado
    02 ago, 2016 LISBOA 16:10
    Quando é que já se viu: EU, EU e só EU............alguma vez alguém conseguiu ou conseguirá vencer sozinho/a...........!!!!!!????
  • Manuel
    29 jul, 2016 Lisboa 11:29
    Será que os americanos vão mesmo votar nela? Qual foi a atitude que ela teve quando o marido andava enrolado na casa branca?Pois é, ela gosta muito de dinheiro, até não se importa que a testa esteja enfeitada.
  • A. Cardoso
    29 jul, 2016 Figueira da Foz 11:00
    Mal do mundo se Donald Trump for eleito presidente !!!!
  • JTFD
    29 jul, 2016 PORTUGAL 10:38
    O TRUMP É MESMO CARICATO. SENÃO EXISTISSE TINHA DE SER INVENTADO, A MANIA QUE OS RICOS TÊM, LA POR TER MUITO DINHEIRO PENSA QUE PODE TUDO E MAIS ALGUMA COISA. E N F I M .................................
  • Madala
    29 jul, 2016 Évora 10:37
    Continua a cobardia do actual presidente que mandou retirar as tropas do Iraque e do Afeganistão deixando aquela gente entregue à sua sorte. Foram eles os principais causadores do que por lá se passa e a ideia é a mesma.... só pelo ar! Os EUnidos eram um país de vanguarda, mas hoje os outros que avancem e "nós "vamos atrás....
  • antonio
    29 jul, 2016 lisboa 10:07
    Vai ser trucidada pelo Trump. Nao tem qualquer hipotese com tantos escandalos...fbi,clinton foundation,os emails..a ajuda ao haiti que nunca chegou....corrupta ate aos ossos...
  • Miguel
    29 jul, 2016 Faro 09:38
    WP - Então o que dizer de Trump, o homem só diz bacoradas. E falando em interesses, ele concerteza deve muitos mais favores a tudo o que é mundo
  • O Crítico
    29 jul, 2016 Açores 09:38
    O titulo da noticia não podia ser o mais ridículo, pois a candidata Hillary tem entre os seus patrocínios a Arábia Saudita, como todos sabem um dos maiores financiadores do terrorismo mundial, tanta hipocrisia volta desta sra, realmente é lamentável, ainda se fosse Sanders.
  • A. Cardoso
    29 jul, 2016 Figueira da Foz 09:35
    Muito bem !!! Obrigado pela correção !!!!
  • WP
    29 jul, 2016 V N Gaia 08:51
    A grande multimilionária é a Hillary Clinton - arrecadou 150 Milhões de dólares durante os 4 anos em que foi Secretária de Estado. Deve favores a Árabes e a Wall Street e vem falar de pobres e remediados ; hipócrita e corrupta.

Destaques V+