Tempo
|
A+ / A-

Catarina Martins espera pressões de Bruxelas até ao orçamento

29 jul, 2016 - 00:46

Líder bloquista teme que “todos os dias” se ouçam “notícias da catástrofe”, mas lembra a vitória que foi o congelamento das sanções contra Portugal.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) advertiu na quinta-feira que as pressões europeias vão ser uma realidade até à aprovação do Orçamento do Estado e o problema das sanções por défice excessivo voltará a pôr-se em Setembro.

Catarina Martins fez esta advertência num comício realizado em Monte Gordo, no concelho algarvio de Vila Real de Santo António, e congratulou-se pela "vitória" do cancelamento das sanções da Comissão Europeia a Portugal por défice excessivo, que disse ter sido alcançada, não porque o país tenha jogado pelas regras Europeias, mas porque defendeu os seus interesses.

"Daqui até ao Orçamento do Estado, todos os dias ouviremos notícias da catástrofe, não haverá dia nenhum em que não haverá uma manchete de jornal, uma declaração de um responsável da Comissão Europeia, um qualquer comentador, a avisar que vem aqui um corte não sei onde, um congelamento não sei que mais, um a taxa de IVA que há-de aumentar", previu a líder do BE.

Catarina Martins alertou também que "todos os dias virá uma qualquer notícia a tentar convencer que, face à pressão da Europa, o único caminho é empobrecer, é voltar atrás nas conquistas que já tivemos", mas defendeu que, "da mesma forma que o BE é o aliado presente, determinado, de um Governo capaz de fazer frente à Comissão Europeia", é também "a garantia ao país de que aquilo que se está a fazer é a proteger salários, pensões, emprego, Estado Social".

"Nem um passo atrás, essa foi a aprendizagem que fizemos", afirmou, numa referência à decisão de não sancionar o país por défice excessivo.

A dirigente do Bloco de Esquerda disse que o cancelamento da multa fez o país saber que "defender Portugal vale a pena" e "não é impossível".

"Essa é a nossa vitória, essa aprendizagem de que levantarmo-nos em nome de quem aqui vive, de quem aqui trabalha, de quem trabalhou toda uma vida, vale a pena. E essa vitória, essa aprendizagem, temos de a compreender bem, porque o problema das sanções mantém-se: Em Setembro será discutido se nos vão ou não cortar fundos estruturais, e todas as chantagens, todas as notícias, todas as pressões se mantêm", insistiu.

Catarina Martins advertiu ainda que a "aprendizagem" alcançada pelo processo por défice excessivo demonstra que no "jogo" da União Europeia "não há regras" porque "24 [Estados] em 28 não cumpriram [o défice] e Portugal é que estava e está a ser sancionado".

"O jogo da Comissão Europeia, o jogo da União Europeia, não é um jogo que valha a pena ser jogado, é a roleta russa, e por muito que tenhamos ganho desta vez, continua a ser a roleta russa em Setembro, por isso nós sabemos que Portugal não ganha por jogar pelas regras, Portugal ganha por defender a dignidade de quem aqui vive e por não ceder à pressão", defendeu Catarina Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    29 jul, 2016 Portugal 17:19
    Fala muito mas não diz nada, Também promete muito mas não cumpre. Nem um passo atrás, essa foi a aprendizagem que fizemos", mas também nenhum passo á frente. Só dá passos á retaguarda o que não é a mesma coisa.
  • Luis
    29 jul, 2016 Lisboa 13:02
    ANTONIO ALMEIDA.Gostavas mais do Portas?
  • Antonio Almeida
    29 jul, 2016 V.N. de Gaia 12:01
    ESTA MULHER METE-ME NOJO.VÁ DE RETRO SATANÁS.
  • Eborense
    29 jul, 2016 Évora 11:22
    E o Costa espera pressões de ti até ao orçamento e depois do orçamento, pressões essas, para que o Governo gaste aquilo que não tem e o défice aumente, que é o que tu queres e, desse modo, possas justificar a tua teoria de saída do Euro. O que eu acho dramático é 10 % dos votantes acreditarem em ti.
  • Luis
    29 jul, 2016 Lisboa 10:22
    Qual a razão porque não publicam nenhuma noticia relativa ao ultimo relatorio do FMI que põe em causa o programa da troyca adoptado pelo Traste de Massamá tendo ido ele para além do programa. Ele que tanto alarde fez disso. Não podem publicar a noticia? Estão impedidos de o fazer?
  • manuel
    29 jul, 2016 vil real 09:03
    só te safas com os olhos de resto ainda és mais mentirosa que os outros és como os camaleões mudas de cor facilmente. a careta está quase a ficar descoberta tanto faz que dispares para o ar, esquerda direita e centro és mais culpada do que tdos os outros tu e as tuas duas amigas. está acabar o carnaval
  • Fernando Cerqueira
    29 jul, 2016 Ponte de Lima 08:22
    Os preguiçosos, normalmente e em vez de trabalharem, ficam a ter conta no patrão. É o papel desta madame. Mas tem muito quem a jude
  • Diogo
    29 jul, 2016 Porto 07:41
    Pode ser verdade que Portugal não é o único país incompridor no que toca á regulamentação Europeia , mas á verdade mais evidente , aquela que veio á publico através dos executivos e responsáveis mais altos da comissão europeia primeiramente foi que iria haver uma multa á Portugal no valor de 376 milhões mais coisa menos coisa , e só posteriormente esse valor tornou-se no simbólico 0 . Muito bom , quanto á mim , pois não vejo os Portugueses e á economia por eles criada e dirigida e controlada por este governo com capacidade e invenção para realizar o dinheiro . Teriam de ser feitos muitos esforços , evitáveis , se politicas mais adequadas se tivessem implementado e tendo continuado . Assim não foi . Ficamos pelo 0 . Quanto às batalhas contra á União Europeia são termos inflamatórios e só ouve e dá compreensão quem quer sendo neste caso um problema de minorias . Bom dia Rádio Renascença !
  • Viva Catarina
    29 jul, 2016 Porto 01:45
    Catarina da-me um tacho no BE e eu prometo defender com unhas e dentes, os teus ideais.... bato-te palmas e digo muito bem!!! Faço-te isso deixa cá ver por uns 1500€/ mês coisa pouca que estamos em crise! Podes contar comigo a partir de 15 de Setembro que agora vou de férias para Cuba uma vez que sou de esquerda até ao totano!!!!

Destaques V+