Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um pugilista desempregado em Veneza. Marco Martins leva "São Jorge" à competição

28 jul, 2016 - 14:00

Longa-metragem protagonizada por Nuno Lopes tem a crise financeira portuguesa como pano de fundo e vai ser apresentada na secção "Orizzonti".

A+ / A-

O filme "São Jorge", do realizador Marco Martins, foi seleccionado para a competição internacional do festival de cinema de Veneza, que começa a 31 de Agosto, em Itália.

A longa-metragem, protagonizada por Nuno Lopes, que tem a crise financeira portuguesa como pano de fundo, vai ser apresentado na secção "Orizzonti" e é o único filme português seleccionado para a competição da 73.ª edição do festival de Veneza.

Com argumento de Ricardo Rodolfo e Marco Martins, "São Jorge" é "um olhar sobre os anos de intervenção da 'troika' em Portugal, e a crise financeira que recentemente atingiu o país", afirma a produtora Filmes do Tejo.

Cruzando ficção e documentário, com a participação de atores não profissionais, o filme centra-se, segundo a sinopse, na história de um pugilista, desempregado de longa duração, que aceita um emprego numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas.

Além de Nuno Lopes - que trabalhou com Marco Martins em "Alice" (2005) -, "São Jorge" conta ainda, no elenco, com, entre outros, Mariana Nunes, Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington e Carla Maciel.

Da programação do festival de Veneza, anunciada hoje, em competição pelo Leão de Ouro, estará "Os belos dias de Aranjuez", do realizador alemão Wim Wenders, produzido por Paulo Branco. É uma adaptação, e em 3D, de uma obra homónima de Peter Handke.

Fora de competição, e também com produção de Paulo Branco, foi seleccionado "À Jamais", do realizador francês Benoît Jacquot, rodado integralmente em Portugal.

O festival de Veneza decorrerá de 31 de Agosto a 10 de Setembro. O júri será presidido pelo realizador britânico Sam Mendes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+