Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Barack Obama. "Nenhum muro travará o sonho americano"

28 jul, 2016 - 07:00

O actual presidente foi a figura da noite na convenção democrata, onde acusou os republicanos de alimentarem a raiva e o ódio. "Trump só propõe slogans, propõe medo".

A+ / A-
Obama passa o testemunho a Hillary e atira alfinetadas a Trump
Obama passa o testemunho a Hillary e atira alfinetadas a Trump

O Presidente dos EUA apelou ao voto em Hillary Clinton, garantindo que é mesmo melhor do que ele para a Casa Branca. No seu discurso na convenção democrata, em Filadélfia, disse ainda que "nenhum muro travará" o sonho americano, numa referência ao candidato do Partido Republicano, Donald Trump, que defende a construção de um muro na fronteira com o México.

Obama criticou a exploração do medo por parte de Trump e vincou que "a democracia não funciona" se as pessoas começam a "demonizar-se umas às outras".

Acusando os republicanos de alimentarem o "ressentimento, a culpa, a raiva e o ódio", Obama sublinhou que os Estados Unidos já são um país "grande" e "forte", porque a grandeza e a força do país "não dependem" de Donald Trump.

"[Trump] só propõe 'slogans', propõe medo", disse Obama, que afirmou estar "mais optimista do que nunca" em relação ao futuro dos Estados Unidos.

Sobre Hillary Clinton, o Presidente norte-americano voltou a considerar que nenhum outro candidato à Casa Branca na história do país, nem ele mesmo, estava mais "qualificado" do que a ex-secretária de Estado para ocupar o cargo.

Clinton "é a única candidata nestas eleições" que acredita "nesse futuro" dos Estados Unidos, a única que tem "projectos concretos para eliminar barreiras" e "dar mais oportunidades a todos os americanos", acrescentou Obama, que sublinhou que a ex-secretária de Estado é "respeitada em todo o mundo".

"Vamos levar Hillary à vitória", afirmou, perante a convenção.

No final do discurso, Hillary Clinton juntou-se a Obama no palco.

Hillary Clinton encerra mais logo a convenção Democrata em Filadélfia, com o chamado discurso de aceitação.

As eleições para a presidência dos Estados Unidos são em Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    28 jul, 2016 Cacém 07:52
    Os muros que travam o "Sonho Americano" já foram construídos. Dentro deles prega-se o Ódio á Liberdade e à Democracia! Defende-se o respeito por Regras e não por Pessoas! Oiça a sua esposa, Sr. BaracK Obama, oiça-a! Um dos maiores estrategas, que era Napoleão Bonaparte, já dizia que quem se limitar a ficar "fechado" dentro da "fortaleza" acaba por perder sempre a Guerra.

Destaques V+