Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não há acordo em Espanha. Cenário de terceiras eleições em cima da mesa

28 jul, 2016 - 00:27 • Manuela Pires

Ronda do Rei junto dos partidos termina esta quinta-feira e Rajoy ainda só conquistou mais um deputado.

A+ / A-

O Rei de Espanha, Felipe VI, termina esta quinta-feira a ronda de consultas aos partidos com assento parlamentar, depois de nenhum ter conseguido maioria absoluta. No entanto, até agora a incerteza mantém-se e o cenário das terceiras eleições está em cima da mesa.

Um mês depois das eleições, está tudo na mesma. O Partido Popular, de Mariano Rajoy, que venceu mas muito longe da maioria absoluta, ainda só conseguiu garantir o apoio de um deputado da Aliança Canária quando precisa de 39 para passar no congresso.

Os socialistas do PSOE e o Podemos já garantiram o voto contra a investidura de Rajoy e o Cidadãos a abstenção.

A Convergência e o Partido Nacionalista Basco, próximos ideologicamente do PP, já não descartam terceiras eleições e acusam o Partido Popular de “falta de diálogo” e têm dúvidas até que Mariano Rajoy aceite o convite do Rei para formar Governo.

Com 138 votos no congresso, muito longe dos 176 que confirmam a maioria absoluta, Mariano Rajoy não consegue ver aprovada a sua investidura no congresso.

Nestas audiências o Rei pediu aos partidos que fizessem um esforço para evitar o fracasso, mas até agora não se deram passos concretos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+