Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marrocos detém 52 suspeitos de ligações ao Estado Islâmico

27 jul, 2016 - 12:04

Centenas de combatentes de Marrocos, da Tunísia e da Argélia têm vindo a juntar-se aos militantes jihadistas na Síria, e alguns têm ameaçado voltar aos países de origem.

A+ / A-

Foram detidos em Marrocos 52 suspeitos de ligações ao Estado Islâmico, anunciou esta quarta-feira o estado norte-africano, revelando também que foram desmanteladas várias tentativas de ataques no país através da apreensão de armas e de materiais explosivos.

É o maior grupo de detidos dos últimos anos e o mais recente de uma série de células que as autoridades dizem ter encontrado a planear ataques dentro e fora de Marrocos.

Marrocos, um reino que é aliado do Ocidente contra o fundamentalismo islâmico, está em alerta máximo desde 2014, quando o EI conquistou partes significativas do norte do Iraque e da Síria.

Os 52 detidos estavam entre 143 pessoas investigadas em várias cidades e vilas marroquinas, disse o ministério do Interior num comunicado.

Muitos membros do grupo estavam a planear estabelecer uma província do Estado Islâmico em Marrocos, diz o comunicado. Tinham como objectivo assassinar agentes de segurança, oficiais militares e turistas, tal como alvejar prisões e festivais, além de outras instituições do país.

Marrocos já desmantelou 38 células terroristas com ligações ao EI desde 2013, sendo que 159 foram encontradas desde 2002.

Centenas de combatentes de Marrocos, da Tunísia e da Argélia têm vindo a juntar-se aos militantes jihadistas na Síria. Alguns têm ameaçado voltar e criar novas alas jihadistas nos seus países de origem, dizem os especialistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+