Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Accionistas da Oi querem acção contra Portugal Telecom

26 jul, 2016 - 22:28

Administradores são acusados de fraudes.

A+ / A-

Accionistas minoritários da Oi exigem que a empresa entre com uma acção de responsabilidade contra os administradores indicados pela Portugal Telecom (PT), acusando-os de fraudes que empurraram a empresa para uma grave crise financeira.

"A recuperação judicial da Oi não é resultado da crise económica ou mesmo de má gestão. É decorrente, sim, da fraude conduzida pelos portugueses, que, aliás, estão a ser presos em Portugal", disse na segunda-feira Aurélio Valporto, vice-presidente da Associação de Investidores Minoritários do Brasil, citado pelo Jornal do Brasil.

O mesmo responsável acrescentou que "essa quadrilha empurrou para a companhia mil milhões em dívidas e terão de restituir esse dinheiro aos cofres da Oi e responder criminalmente pelos seus actos".

Na sexta-feira, durante a assembleia-geral extraordinária que aprovou o pedido de recuperação judicial da empresa, Aurélio Valporto, em nome dos minoritários, exigiu a abertura da acção judicial contra os portugueses.

O jornal escreve que, apesar de o pedido não ter sido aprovado na assembleia-geral, a questão voltará à agenda nos próximos dias.

Os conselheiros da Oi acusados pelos minoritários de actos lesivos contra a empresa são Luiz Maria Viana Palha da Silva, Rafael Luís Mora Funes, João Manuel Pisco de Castro, André Cardoso de Menezes Navarro e Pedro Zanãrtu Gubert Morais Leitão, todos indicados pela Pharol (antiga PT), maior accionista individual da empresa.

Aurélio Valporto referiu que, em 2014, em vez de comprar a operação da PT, a Oi e o Brasil ficaram, na verdade, com os passivos da empresa portuguesa.

"A Oi entendeu que estava a incorporar uma operação saudável, que aumentaria a sua escala e traria benefícios para todos os accionistas. No entanto, a empresa ficou apenas com o osso da Portugal Telecom. Os portugueses usaram de sua influência no Conselho da Oi para empurrar esses passivos para dentro da empresa", acusou.

Para o representante dos accionistas minoritários, "este não é um crime apenas contra uma companhia, mas contra o próprio Brasil", porque há também dinheiro público na Oi.

Na assembleia da última sexta-feira, o empresário Nelson Tanure, integrante do comité de investimentos da gestora Bridge, detentora de 6,6% do capital votante da Oi, também defendeu o pedido de abertura de uma acção contra os administradores da empresa.

"Ela não está nessa situação por problemas de gestão, mas por responsabilidade da Portugal Telecom e dos seus representantes. Por isso, precisamos mudar a estrutura accionária e o Conselho da Oi", disse, segundo o Jornal do Brasil.

Na assembleia, os accionistas também questionaram a relação entre a operadora de telecomunicações e a Pharol, expressas nas participações societárias cruzadas e na composição de seus respectivos conselhos de administração.

A operadora brasileira entrou com um pedido de recuperação judicial a 20 de Junho, alegando não ter conseguido negociar a sua dívida de 65,4 mil milhões de reais (cerca de 18 mil milhões de euros).

A Justiça do Rio de Janeiro aprovou o pedido de recuperação judicial da companhia a 29 de Junho, dando um prazo de 180 dias para que elabore um plano de recuperação e faça a discussão das propostas junto dos seus credores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+