Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

Três anos a trabalhar para viver a JMJ

26 jul, 2016 - 19:57 • Olímpia Mairos

Oito jovens e três adultos estão a caminho da Polónia para participar na Jornada Mundial da Juventude..

A+ / A-

Fátima tem 43 anos. Trabalha em aviários e faz algumas horas em limpezas. Joaquim tem 40 anos e é trabalhador da construção civil. A filha, Joana, tem 18 anos, e está na universidade, no 2° ano de serviço social. Estão os três em Cracóvia para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Fazem a experiência de peregrinos em família e em família mais alargada, no grupo em que estão inseridos.

Como todos os outros participantes estreitam laços de amizade, convivem, partilham a vida. No coração trazem o desejo de comunhão e querem viver esta experiência que também implica algumas privações e muito cansaço, para crescerem juntos, para se tornarem "mais humanos" e fortificarem a fé.

Mas, para chegar aqui, esta família da paróquia do Sul, que tem como padroeiro Santo Adrião, em S. Pedro do Sul, na diocese de Viseu, teve que trabalhar muito e fazer trabalhar para angariar fundos.

Aliás, o desafio ao casal, que coordena o grupo de jovens, para fazerem a experiência das jornadas mundiais da juventude partiu do pároco, o padre Lindoval da Silva.

A missão foi acolhida e o casal promoveu com os membros do grupo diversos eventos, quermesses, festas, cantou em casamentos e baptizados. Tudo para conseguir fundos para facilitar a presença na JMJ.

Trabalharam "muito" com Cracóvia na mira, mas também como meio de crescimento individual e em grupo.

Conseguiram realizar o seu sonho e o de outros jovens do grupo que também estão nestas jornadas. São oito jovens e três adultos - o casal e o pároco.

Vêm e estão em Cracóvia como peregrinos. Uma experiência que é o ponto alto de uma caminhada iniciada há quatro anos.

"Conhecer novas terras e conviver com outras pessoas é muito bom, mas o objectivo é o encontro pessoal com Jesus Cristo", confidencia-nos Fátima.


A Renascença acompanha peregrinos na Jornada Mundial da Juventude a convite da Sacro Viagens.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+