Tempo
|
A+ / A-

Hollande. “Ameaça terrorista contra França e a Europa nunca esteve tão alta"

26 jul, 2016 - 19:33

França tem sido alvo de vários ataques e ainda esta terça-feira uma igreja foi atacada.

A+ / A-

O Presidente da República francesa, François Hollande, reafirma que “a ameaça terrorista contra França e a Europa nunca esteve tão alta”.

Hollande fez uma breve comunicação televisiva esta terça-feira depois de mais um ataque, desta vez contra uma igreja. Um padre foi morto e outra pessoa ficou em estado grave antes dos dois atacantes, alegadamente leais ao autoproclamado Estado Islâmico, terem sido abatidos.

O Presidente rejeitou os apelos da oposição de direita e extrema-direita francesas para endurecer a legislação antiterrorismo após o ataque numa igreja, considerando que as leis aprovadas desde 2015 dão "capacidade para agir".

"Restringir as nossas liberdades, renunciar às nossas regras constitucionais não vai trazer mais eficiência à luta contra o terrorismo, mas vai enfraquecer a coesão necessária para a nossa nação", afirmou num discurso proferido no palácio presidencial e transmitido pela televisão francesa.

O chefe de Estado garantiu que o Governo executa e "vai aplicar com a maior firmeza as leis votadas e que deram à justiça, ao poder local e à polícia a capacidade de agir, reforçada pelo prolongamento do estado de emergência".

"Esta guerra vai ser longa. O nosso objectivo final é a nossa democracia", disse Hollande, sublinhando que França vai ganhar a guerra contra o ódio e o fanatismo.

Hollande decidiu também cancelar a viagem que tinha previsto a Praga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    27 jul, 2016 Lisboa 10:13
    Os cidadãos franceses e alemães desconhecem o que estes dois e os amaricães andaram a fazer nas Primaveras Árabes e Iraque e ultimamente na Síria ?
  • Daniel
    27 jul, 2016 Lisboa 00:08
    "Ameaça terrorista contra França e a Europa nunca esteve tão alta" Tem assim tanta certeza? ETA, RAF, IRA? Em 1988 morreu quase tantas pessoas por ataques terroristas nesse ano do que nos últimos 12. Mas consegue dizer com cara séria que "Ameaça terrorista contra a [contra a França entende-se que possa ser a mais alta] Europa nunca esteve tão alta"?! Credo, que ignorância...
  • fr
    27 jul, 2016 portugal 00:04
    os governos gostam muito de terrorismo. tão bom para manter o povo distraido das urgencias, da corrupção,
  • nel
    26 jul, 2016 pombal 23:04
    O cavalo de troia esta a funcionar.Parece que ninguém acreditou nisto.Oxala nunca se lembrem de aplicar métodos que as vezes penso,.Descalabro total
  • José
    26 jul, 2016 Portimão 21:47
    Combati em Angola, contra o que nessa altura, também chamavam de terroristas. O que me ficou alem muita mazelas, foi que dificilmente, ou nunca se consegue derrotar os terroristas. Foi isso que veio a acontecer, com a desistência de Portugal, das Províncias Ultramarinas. É QUE OS TERRORISTAS MOVIMENTAM-SE E ESCONDEM-SE, NÃO COMO OS NORMAIS MILITARES, QUE sempre recolhem aos seus quartéis, dentro dos seus Países. A guerra de guerrilha, ou contra terroristas., desgasta, e dificilmente alguém conseguirá dizer, que derrotou os terroristas, eles renovam-se, a cada dia que passa. Actualmente é ainda pior, pelas razões, de diferenças religiosas, mas pior por cada vez se acentuarem mais as diferenças de Politicas de Regiões para Regiões, além de cada vez também mais se verificarem as dificuldades de arranjarem emprego, e sem emprego, fica a sensação inutilidade, e insegurança. Sem isso, as pessoas vão se revoltando cada vez mais. Ficam desequilibradas mentalmente, enveredando enganosamente, para caminhos de autodestruição, que como todos temos vistos, não olham a meios para conseguir fins, levando consigo, o maior numero de inocentes que conseguirem. É um flagelo, que espero, seja passageiro.
  • Mario Morais
    26 jul, 2016 Portugal 21:03
    “a ameaça terrorista contra França e a Europa nunca esteve tão alta”. Só agora é que começas a acordar? Já é tarde.
  • desatina carreia
    26 jul, 2016 queluz 20:35
    guerra e guerra tem de fazer o mesmo o inimigo o que eles fazem garanto que rapidamente entram na linha do comboio do medo
  • António Costa
    26 jul, 2016 Cacém 20:26
    O terrorismo é uma "arma" seu irresponsável. Não se derrotam armas. Derrota-se quem as utiliza! Sempre o mesmo Medo! A Guerra não é contra o terrorismo! A Guerra é contra Quem Usa o terrorismo contra nós! Contra as pessoas que se INFILTRAM no Ocidente para o transformar numa sociedade de Desgraça e Fome! Numa sociedade onde muito poucos vivam no maior dos luxos enquanto a totalidade da população na mais abjeta Miséria!
  • Mafurra
    26 jul, 2016 Lisboa 20:25
    A pena de morte tem que ser reactivada para casos de terrorismo. Estamos a ser "comidos" em casa e as "justiças" assobiam para o lado... Até onde querem deixar ISTO chegar ?

Destaques V+