Tempo
|
A+ / A-

Tribunal de Contas. Alentejo é quem mais espera por uma consulta

26 jul, 2016 - 19:13

Em todas as regiões do país se espera mais do que se devia por uma consulta.

A+ / A-

Em todas as regiões do país, os utentes esperam por uma consulta mais do que o definido por lei: 59 dias nas Unidades de Saúde Familiar e 37 dias nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários. É o diagnóstico do Tribunal de Contas (TC).

A auditoria do TC sobre o desempenho de unidades de cuidados de saúde primários refere que os utentes na Região de Saúde do Alentejo são os que mais esperam. Entre a admissão do doente e o início da consulta a espera é de quase uma hora e um quarto.

Já na região norte os utentes esperam em média 43 minutos para ser observados pelo médico.

São resultados que não surpreendem o movimento de utentes dos serviços públicos. Carlos Gaspar garante que a falta de médicos de família e os elevados tempos de espera para uma consulta são problemas com muitos anos.

Os tempos de espera para uma consulta são superiores ao que a lei define. Carlos Gaspar diz que o movimento de utentes dos serviços públicos tem alertado para a urgência de resolver este problema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+