Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Azeredo Lopes quer “comunicação permanente” entre serviços contra terrorismo

26 jul, 2016 - 18:30

Governante chama a atenção para aquilo que pode vir a acontecer no continente africano.

A+ / A-

O ministro da Defesa diz que é necessária uma comunicação permanente entre organismos para combater o terrorismo.

Numa conferência organizada pela embaixada da Polónia em Lisboa, Azeredo Lopes afirmou que que as ameaças e os ataques terroristas exigem diálogo e cooperação.

“Temos de actuar de forma cada vez mais integrada. É impensável hoje em dia que serviços de informação e serviços secretos, os serviços militares, não falem a mesma língua, não comuniquem permanentemente. Há passos que estamos a dar que felizmente, em geral, no continente europeu, têm sido eficientes”, disse.

O ministro da Defesa diz que é possível, quase sempre, evitar um ataque terrorista se se for eficiente, mas sem desrespeitar os direitos fundamentais, como o direito à privacidade e à intimidade.

Sobre qual o papel da NATO no combate aos fenómenos terroristas, Azeredo Lopes afirmou que a Aliança Atlântica já deu um sinal de dissuasão através da convocação de meios militares a leste da Europa, mas chama a atenção para aquilo que pode vir a acontecer no continente africano.

“Temos que olhar para o continente africano porque é um continente que vai ser um alvo típico das organizações terroristas transnacionais que procuram sempre ‘barrigas’ frágeis”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+