Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O que sabemos sobre o ataque à igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, em França

26 jul, 2016 - 16:02

Depois dos atentados em França e na Alemanha, o coração da Europa voltou a ser palco de mais um atentado terrorista.

A+ / A-

A França continua a viver momentos de horror depois do atentado levado a cabo numa igreja, na Normandia, que vitimou o padre da paróquia.

Dois homens entraram, esta terça-feira, numa igreja em Saint-Etienne-du-Rouvrav, na diocese de Rouen, durante a celebração da eucaristia.

O pároco local, Jacques Hamel, de 84 anos, acabou por ser degolado. Um dos fiéis que assistia à celebração, está entre a vida e a morte.

O Estado Islâmico já reivindicou o atentado.

  • O ataque teve início minutos antes das 10h00, de terça-feira, 26 Julho, numa igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray
  • No interior da igreja estavam um padre, três freiras e dois fiéis
  • Os dois sequestradores entraram pelas traseiras da igreja
  • Uma das freiras conseguiu escapar e avisou a polícia
  • Na sequência do sequestro o padre Jacques Hamel de 84 anos acabou por ser degolado
  • Um dos reféns foi ferido com gravidade
  • O sequestro terminou ao fim de uma hora com a polícia de intervenção francesa a abater os dois sequestradores quando estes saíram para o átrio da igreja
  • No momento da entrada os sequestradores gritaram "Estado Islâmico"
  • Horas mais tarde, o Estado Islâmico reivindicou o atentado através de um comunicado divulgado na agência noticiosa Amaq
  • Um dos sequestradores que atacou a igreja chamava-se Adel Kermiche, tinha 19 anos e estava sob vigilância das autoridades
  • François Hollande mostrou-se solidário com todos os católicos. O Presidente francês explicou que “o Estado Islâmico declarou guerra” e agora deve-se “combatê-la com todos os meios”
  • O Vaticano condena o ataque. O Papa descreveu o assassinato do padre como uma “morte bárbara”
  • O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, manifestou o seu horror face ao ataque e refere que “toda a França e todos os católicos foram atingidos”
  • O arcebispo de Rouen, D. Dominique Lebrun está de regresso à Normandia para se reunir com o Presidente François Hollande. D. Dominique Lebrun estava em Cracóvia na Jornada Mundial da Juventude e pede oração e fraternidade a crentes e não crentes.
  • A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) já repudiou o ataque desta terça-feira. Manuel Barbosa, porta-voz da CEP espera que isto “corresponda a um acentuar de vigilância a estas acções de violência e de morte”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vítor Rodrigues
    06 ago, 2016 Olhão 08:05
    'O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.' ~ O SENHOR Jesus Cristo, in João 10:10 islão, a religião de qual deus? "at taubah" (o arrependimento) 9ª surata Cumpri o ajuste com os idólatras (os não muçulmanos), com quem tenhais um tratado, e que não vos tenham atraiçoado e nem tenham secundado ninguém contra vós; cumpri o tratado até à sua expiração. Sabei que alá estima os tementes. Mas quanto os meses sagrados houverem transcorrido, MATAI os idólatras, onde quer que os acheis; capturai-os, acossai-os e espreitai-os; porém, caso se arrependam, observem a oração e paguem o zakat, abri-lhes o caminho. Sabei que alá é Indulgente, misericordiosíssimo. Porém (daqueles que se converterem), se depois de haverem feito o tratado convosco, perjurarem e difamarem a vossa religião, COMBATEI os chefes incrédulos, pois são perjuros; talvez se refreiem. COMBATEI-OS! alá os castigará, por intermédio das vossas mãos, aviltá-los-á e vos fará prevalecer sobre eles, e curará os corações de alguns fiéis, COMBATEI aqueles que não crêem em alá e no dia do juízo final, nem se abstêm do que alá e seu mensageiro proibiram, e nem professam a verdadeira religião daqueles que receberam o Livro, até que, submissos, paguem o jizya. Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que alá os COMBATA!
  • Toninho Tonecas
    26 jul, 2016 Apendurada 23:01
    Há uns 4-6 anos que eu escrevo num determinado foro europeu que a Europa é a lixeira do Mundo . E nunca ninguém deu importância áquilo que eu escrevia . Bem , lamento dize -lo , mas a verdade é que veremos muito pior .
  • KradFire
    26 jul, 2016 Lisboa 19:17
    Quando os europeus acordarem eles já serão maioria na Europa e aí já não vai haver nada a fazer.
  • Lamp (musga)
    26 jul, 2016 Lisboa 18:55
    O que eles querem está retratado em alguns comentários que aqui assistimos, o que prova que eles estão a ganhar a guerra...psicológica.... Eu não vou tratar mal qualquer muçulmano só pq é muçulmano ou seja de que credo for....Aliás para quem fala de israel devia ter vergonha pq estes perseguem tanto muçulmanos como cristãos da Palestina ocupada (ambos lutam lado a aldo contra o estado ocupante), na Síria e no Iraque os cristão viviam tranquilamente até ao dia que os nossos DESgovernantes resolveram "instaurar a democracia" (lolo) naqueles países... mas o analfabetismo de alguns fala mais alto.
  • Migas
    26 jul, 2016 Sintra 18:47
    Os Hollandes, Bushs, Blaires e Cª fazem as guerras em nome da pseudo democracia, vendem as armas aos estados islãmicos do mundo....destroiem ou ajudam a destruir países como o Iraque, Síria e Líbia, semeando a desgraça para muçulmanos e cristão que por lá viviam e depois armam-se em combatentes de terroristas.
  • Adriano Santos
    26 jul, 2016 Guimarães 18:18
    Por muito absurdo que seja, será justo pensarmos que talvez os Israelitas têm razão: olho por olho e dente por dente,,, Estaremos no prenúncio do debate obre a reposição da pena de morte, quer para os terroristas quer para a suas famílias. com execução pública.
  • Ruka
    26 jul, 2016 lisboa 17:38
    Cada vez vai ser pior. Andaram a dormir durante décadas e o resultado aí está.Quando a extrema-direita tomar conta disto e for casa a casa degolar aquela gente não se queixem.A civilização europeia está em risco, isto vai ser olho por olho dente por dente.Lá chegaremos.
  • desatina carreira
    26 jul, 2016 queluz 17:35
    começou a parte numero 2 do plano a guerra religiosa
  • António Costa
    26 jul, 2016 Cacém 17:32
    As pessoas que pagam e mantêm os "palhaços" do "Estado Islâmico" ( associação TEMPORÁRIA de grupos radicais sunitas) são as mesmas pessoas que pagam aos políticos europeus para "olharem para o lado". Mas nos Patrocinadores do "terrorismo islâmico" já ninguém toca! É assunto Tabu!
  • CAMINHANTE
    26 jul, 2016 LISBOA 17:20
    E não ficamos por aqui... em estado de guerra ( que é o existente) não podemos estar a respeitar regras dum Estado Democrático em normalidade. Menores ou não, são canalhas assassinos, cobardes do mais baixo que há , pois atacam gente civil, indefesa . São agentes do maligno, em acção de carnificina. Os nossos dirigentes vão continuar com verborreia da treta sem tomarem as medidas extremas e excepcionais que se impôem... aliás eles são responsáveis por terem permitido e até fomentado a invasão da Europa ( ha´bastantes anos, não só agora) por gente inimiga , não integrável , de mentalidade incompatível coma civilização Europeia. Porque não são eles, os dirigentes, que estão em risco iminente, então vão continuar com conversa do politicamente correcto, quando a situação nada tem a ver com esse politicamente correcto.

Destaques V+