Tempo
|
A+ / A-

Bispos portugueses exprimem "repúdio e condenação" perante "acto horrendo”

26 jul, 2016 - 15:25

Conferência Episcopal Portuguesa espera que as palavras dos governantes face ao ataque em França correspondam a um acentuar da vigilância a estas acções “de violência e de morte”.

A+ / A-

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) repudia o atentado desta terça-feira em França. Em declarações à Renascença, o padre Manuel Barbosa declara a solidariedade da igreja portuguesa para com as vítimas de Saint-Etienne-du-Rouvray, e declara total sintonia com as declarações do Papa Francisco e do Presidente francês.

“O que digo, na linha do que o Papa já disse - e também alguns bispos se têm pronunciado - diante de um acto tão horrendo, só pode ser uma palavra de repúdio e condenação destes atentados que matam”, declarou.

“Destes, numa igreja, e durante uma celebração litúrgica, e tantos outros que infelizmente têm acontecido, até com mais vítimas. Estamos naturalmente em plena sintonia com aquilo que o Papa diz, e também com aquilo que o Presidente da República da França e também outros governantes tem dito”, referiu o padre Manuel Barbosa.

“Oxalá que tudo isso corresponda a um acentuar da vigilância a estas acções de violência e de morte”, considerou ainda o porta-voz da CEP.

O arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, decidiu entretanto abandonar a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia para regressar à sua diocese na Normandia. Ainda na Polónia, o Arcebispo enviou uma mensagem, à sua diocese apelando à oração e à fraternidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    27 jul, 2016 Cacém 09:06
    Nos idos anos 80s, em França,uma rapariga marroquina disse-me "...não faz ideia do que são os muçulmanos. Quando fui a Marrocos rever a terra onde tinha nascido, tive o "azar" de chegar a casa depois do por do Sol... fui espancada na rua pelos vizinhos dos meus pais e acabei no hospital..." A Noção do Mal e do Bem não tem nada a ver com os valores ocidentais. Quem segue à risca as regras do Islão é Bom, quem não segue essas regras é "Mau" e merece a morte....Para os muçulmanos os crimes cometidos em nome do Islão não são crimes....
  • Mario Morais
    26 jul, 2016 Portugal 16:45
    Estamos naturalmente em plena sintonia com aquilo que o Papa diz, e também com aquilo que o Presidente da República da França e também outros governantes tem dito”, referiu o padre Manuel Barbosa. Este padre é óbvio que não lé noticias por isso desconhece o quanto os governantes apoiam a vinda desses migrantes muçulmanos islâmicos recebendo-os de braços abertos e ainda criticando quem não está de acordo apelidando-os de Xenófobos, Nazistas. A meu ver os governantes são cúmplices nesta matança.

Destaques V+