Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bancos apostam nos depósitos indexados face a queda nos depósitos a prazo

26 jul, 2016 - 13:57 • Sandra Afonso

Mais de 40% dos depósitos indexados vencidos tiveram uma taxa de remuneração superior aos juros nos depósitos a prazo simples.

A+ / A-

Os depósitos a prazo simples estão a diminuir, assim como os juros oferecidos. Os bancos apostam antes nos depósitos indexados ao mercado.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), em 2015 quase 90% dos depósitos a prazo simples não ofereciam uma remuneração acima de 1%, a chamada taxa anual nominal bruta. No ano anterior, apenas 60% dos depósitos não chegavam a 1%.

A alternativa são os chamados depósitos indexados e duais, que segundo o banco central, continuam a crescer. No último ano captaram 5,5 mil milhões de euros, mais 24% do que em 2014.

Mais de 40% dos depósitos indexados vencidos tiveram uma taxa de remuneração superior aos juros nos depósitos a prazo simples, na mesma instituição, para o mesmo prazo. 22% pagaram a remuneração máxima e 51% pagaram a remuneração mínima, mas, para 19%, o retorno foi nulo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose gouveia
    27 jul, 2016 jersey ilhas do canal GB 11:49
    estou no estrangeiro a mais de 25 anos e tenho conta num banco desde que cheguei cá e nunca me foi cobrado um cêntimo para manutenção seja la do de for nem conta a ordem nem conta a prazo. , apesar de nao haver cobranças os bancos por cá andam muito mais saudáveis.
  • Joao Alberto Da Silv
    26 jul, 2016 Ozoir la Ferrière 17:34
    Estamos a voltar ao tempo dos nossos Avós, guardar o dinheiro bem escondido, falta vir a Guerra, e a Fome, para lá caminhamos...
  • André
    26 jul, 2016 Lisboa 16:42
    Podiam ter explicado o porquê disso... Depósitos indexados tem uma taxa de juro variável que depende da cotação de uma acção de um banco, depende da cotação do valor de uma moeda no mercado secundário, depende do valor das obrigações do tesouro, depende da cotação de um fundo de investimento ou depende do valor de capitalização de um plano de pensões. Como o mercado de capitais tem estado a bater recordes atrás de recordes nos últimos anos, é normal que os valores oferecidos por estes depósitos acabarem por ser superiores aos dos depósitos à ordem. Mas, atenção que estes depósitos são produtos financeiros complexos. A maioria não estão protegidos pelo fundo de garantia de depósitos, pois possuem mais de 1 variável. Quando só tenha 1 varíável, o banco poderá ter o depósito como sendo garantido de capital e protegido, até 100000 euros. Quando tenha mais de uma, muitas vezes não tem capital garantido nem está protegido pelo fundo de garantia. Tudo isto deverá ser tido em conta aquando da subscrição.
  • CAMINHANTE
    26 jul, 2016 LISBOA 16:42
    É mais uma golpada dos Banqueiros que em "cartel" resolveram não pagar juros a quem quer aforrar... uma forma de espoliar. Porque a inflacção real não é nada do que para aí apregoam...
  • Luís
    26 jul, 2016 Beja 16:35
    Lol. Quero o tempo que perdi a ler isto de volta! Não chegam a dizer o que é um depósito indexado.
  • Maria
    26 jul, 2016 Lisboa 16:27
    Resumo: não invistas, dpois vai a Fátima lamentares.te
  • beirão
    26 jul, 2016 lisboa 16:23
    Não consigo entender porque razão os bancos cobram " MANUTENÇÃO" de conta a quem lá deposita o seu dinheirinho, de borla, só porque não faz movimentos ! Esses dinheirinhos, geralmente de pessoas humildes, creio dar muito lucro aos bancos, que se vão servindo dele, recebendo por isso bons juros e sem pagarem nada ! É preciso lata, pagarmos para se servirem do nosso dinheiro !!!! Assim estão eles, quase todos de tanga porque nós, os que não somos comerciantes, já estamos a guardar as nossas economias debaixo do colchão.... aí, sempre está mais seguro e4 não pagamos nada por isso !
  • kokas
    26 jul, 2016 aveiro 16:20
    Uma notícia que é uma deve ser uma vergonha para que a escreveu Mas o que são depósitos indexados?? infelizmente são os jornaleiros que temos que levam a que ninguém compre jornais para ler porque informam pouco e quase sempre tendenciosamente
  • ana rodrigues
    26 jul, 2016 lisboa 16:08
    Não tenho confiança no sistema bancário! Têm mostrado serem uns ladrões autorizados!...
  • vitor
    26 jul, 2016 queluz 15:40
    mas o que é que esta notícia nos explica ? em 1º o que é um depósito indexado ??

Destaques V+