Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hollande: “O Estado Islâmico declarou guerra e nós devemos combatê-la com todos os meios”

26 jul, 2016 - 12:49

Presidente está solidário com todos os católicos depois do ataque a uma igreja na Normandia. Hollande declarou que França está sob ameaça, mas que a sua "força depende da sua coesão".

A+ / A-

O Presidente francês condenou esta terça-feira o ataque que fez um morto e vários feridos numa igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na Normandia. “O Estado Islâmico declarou guerra, e nós devemos combater esta guerra com todos os meios”, afirmou.

François Hollande deslocou-se à pequena localidade para dizer que a luta se fará “dentro da lei”, porque a França “é uma democracia”, e para expressar a sua solidariedade com “todos os católicos de França”.

“Os meus pensamentos estão com eles. Esta noite irei receber o Arcebispo da Normandia, que depois se irá dirigir à população”, acrescentou. “Amanhã, terei um encontro com representantes de todas as religiões.”

“Todos os católicos foram atingidos hoje, mas também todos os cidadãos de França. Ninguém pode conseguir dividir-nos”, declarou Hollande em Saint-Etienne-du-Rouvray.

O Presidente gaulês informou que as investigações já começaram a cargo da Procuradoria, que depois informará o público sobre aquilo que aconteceu.

“Temos de nos aperceber de que os terroristas não vão parar, e por isso a nossa determinação é pará-los. Iremos mobilizar todos os nossos recursos”, garantiu.

Citando as ameaças sentidas repetidamente pela França mas também pela Alemanha, François Hollande declarou ainda: “Estamos sob ameaça, mas a nossa força depende da nossa coesão”.

Um refém foi morto no sequestro desta terça-feira numa igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, no norte de França. A vítima mortal é o padre Jacques Hamel, de 84 anos, e o ferido grave um fiel.

Fonte da polícia, citada pela agência Reuters, informou que o padre foi degolado pelos atacantes. O Vaticano condena o ataque, descrevendo-o como uma “morte bárbara”.

Na operação para pôr fim ao sequestro a unidade de intervenção da polícia matou os dois sequestradores, armados com facas, que fizeram cinco reféns, indicou o porta-voz do Ministério do Interior francês.

Depois de “neutralizados” os atacantes a igreja foi revistada pelas forças policiais devido à possibilidade de existência de explosivos.

O jornal francês “Le Point” avançou que se trata de mais um ataque terrorista porque os sequestradores gritaram “Estado Islâmico” no momento em que invadiram a igreja. No interior estariam o padre, duas freiras e vários fiéis. O ataque não foi, no entanto, oficialmente reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

França. Padre morto em "ataque bárbaro" numa igreja
França. Padre morto em "ataque bárbaro" numa igreja
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    26 jul, 2016 Portugal 17:21
    Se até agora nada de relevante tem feito contra tudo o que tem acontecido no seu País, diz agora que vai combater o Estado Islâmico ? Não é credível. Pois unicamente tem mostrado incapacidade de resolução. Quando da entrada desta corja na Europa estava na linha da frente em defesa da sua entrada sem nenhum controle nem restrições, apesar da oposição de alguns estados membros (Inglaterra, Hungria, Polónia, Republica Checa, e poucos mais) apelidando-os de (indirectamente) não democrático e outras criticas que todos sabemos. Bem vistas as coisas mais parece cúmplice da situação actual. Em Portugal diz-se " tanto é ladrão o que rouba como o que fica na porta" este dizer tem toda a lógica.
  • Joao Alberto Da Silv
    26 jul, 2016 Ozoir la Ferrière 17:21
    Eles querem Guerra com os Catolicos?? A Guerra será Santa. Limpar esses gajos todos
  • António Lapa
    26 jul, 2016 AMADORA 16:40
    O sr. Hollande não deveria ter-se mostrado tão solícito à chamada " primavera árabe " e lutar por uma política internacional autenticamente europeia,uma política de boa vizinhança e não uma política de agressão.Parece que os lideres europeus são ignorantes em matérias onde deveriam ser sapientes.
  • tiro no pé
    26 jul, 2016 Santarém 16:34
    Demasiado tarde senhor Hollande! A França tal como outros países está invadida de islâmicos de há muitos anos para cá, foram demasiadamente simpáticos e nada espertos ao abrir as portas a esta gente ou por outro lado, talvez oportunistas e ingénuos na intenção de uma relação especial com os países do Magrebe depois de lá terem sido expulsos pela lei da força, agora estão invadidos de islâmicos e nem aqueles já nascidos em território europeu são melhores do que os outros, por vezes piores até, o que prevejo é que isto será talvez o princípio do fim desta forma democrática e livre onde o verdadeiro cidadão europeu se sente cada vez mais estranho e inseguro na sua própria casa. Mais uns discursos de circunstância por parte dos políticos europeus infelizmente cada vez mais frequentes e que de nada valem a isto somado a fatura da segurança que de pouco resulta associado à teimosia dos políticos que teimam em não querer ver o visível parece-me estarmo-nos a aproximar do fim de um ciclo desastroso para toda a Europa. Entretanto por cá, cuidado senhor Fernando Medina e sua equipa de apoio com a construção de mais uma mesquita em Lisboa, nada de simpatias a mais que nos irão custar caro, não estejam a fazer de conta que nada percebem do que se passa ao lado!.
  • mara
    26 jul, 2016 Portugal 16:23
    Estou em estado de choque, sou Católica, mas faço minhas as palavras do poeta libanês Khalil Gibran: " amo-te quando oras no teu Templo, ajoelhas na tua Igreja, te inclinas na tua Igreja, porque tu e eu somos filhos do mesmo Espírito Deus!" Conheci um casal que não acreditava em Deus, tinha uma prima muito amiga, quando os visitava, informavam-se dos horários das celebrações, iam levá á Igreja e no final iam buscá-la, estes sim são exemplos de verdadeira Humanidade, mas matar em nome de (Alá) é barbaridade, monstruosidade, que certamente não os levará à Glória Divina de Deus, hoje foi a monstruosidade do mal que fizeram a pessoas que rogavam a Deus pelos doentes, paz, louvavam a Deus em verdadeiro Amor a Deus...Que a Europa e o Mundo termine já com a venda de armamento de qualquer maneira.
  • fr
    26 jul, 2016 portugal 16:15
    se eles querem combater o estado islâmico então têm de combater a Cia e a british inteligence primeiro
  • Madala
    26 jul, 2016 Évora 16:11
    Será que é desta que vão por tropas no terreno? Fale disso aos americanos, principais culpados do que se passa pelo oriente.
  • HUGO
    26 jul, 2016 LEIRIA 16:09
    Ao que chegamos... atacar igrejas... enquanto eles nos atacam , e agora igrejas, construam por favor mais mesquitas para os pobrezinhos dos arabes com o meu dinheiro..
  • josie
    26 jul, 2016 portu 15:23
    BLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLABLA BLA BLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA BLABLA BLA
  • Victor da Silva
    26 jul, 2016 algarve 15:21
    Faço um apelo à comunicação social ( escrita, falada e visionada) deixar de publicitar este tipo de ataque, violência, dando sim a noticia depois do acidente a uma semana depois. A publicidade deste actos terminaria . Seria de encetar tal atitude.

Destaques V+