Tempo
|
A+ / A-

Participar na JMJ está à distância de um clique

26 jul, 2016 - 12:00 • Marília Freitas, em Cracóvia

Um Campus Misericordiae Virtual foi criado para que todos possam participar na Jornada Mundial da Juventude, mesmo à distância.

A+ / A-

Para quem não pode estar presente fisicamente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, há uma forma alternativa de participar. Trata-se de um Campus Misericordiae Virtual, a imitar o que existe na realidade nos arredores de Cracóvia, e onde o Papa vai presidir às duas principais celebrações da JMJ.

Neste Campus, qualquer participante pode aparecer com o seu avatar e juntar-se ao do Papa Francisco, que já lá esta. Para tal, basta participar na acção “Misericordes”, disponível na plataforma We4Charity.com, fazer um donativo e seleccionar um dos 32 avatares que representam os peregrinos.

A iniciativa é da Cáritas de Cracóvia que, com o dinheiro angariado, pretende equipar a casa de apoio ao Campus Misericordiae e o Centro Cáritas “Pão da Misericórdia”, nos arredores de Cracóvia. Os fundos revertem também para adquirir clínicas móveis, que serão enviadas para campos de refugiados no Líbanos, Síria e Jordânia.

Desta forma, a Cáritas pretende concretizar o pedido do Papa Francisco que apelou a que no Ano Santo da Misericórdias se criassem locais de misericórdia. “Este é um presente misericordioso. Claro que é financeiro, as pessoas contribuem com dinheiro, mas o objectivo é ajudar as pessoas que estão a sofrer com a guerra. Convidamos todos a ajudar, mesmo que sejam pequenas contribuições”, apela o padre Bogdan Kordula, responsável pela Cáritas de Cracóvia.

Um quarto para o Papa na Casa da Misericórdia

A casa construída pela Cáritas junto ao Campus Misericordiae tem um duplo propósito. Será um centro de dia para os idosos, mas também irá acolher pessoas com necessidades de reabilitação social, ajudando-as a sair do isolamento e melhorando a sua condição física.

Um quarto para o Papa na Casa da Misericórdia
Um quarto para o Papa na Casa da Misericórdia

O edifício, pensado a propósito da Jornada Mundial da Juventude, tem uma divisória especial. “Temos aqui um apartamento para o Papa. É muito modesto, é um simples sinal da hospitalidade polaca”, descreve o padre Kordula. “A 8 de Dezembro fomos ao Vaticano e convidamos o Papa a ficar neste apartamento. Ele mostrou o polegar, em sinal afirmativo, e disse ‘rezem’”.

A visita do Papa à Casa da Misericórdia está confirmada, resta saber se Francisco vai pernoitar com vista para o campo onde estarão milhares de jovens à sua espera para a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude. “O Papa vai descansar aqui no sábado, mas não sei se vai passar cá a noite”, remata o responsável da Cáritas de Cracóvia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+